Entenda os decretos em vigor no Estado do Amazonas em prevenção à Covid-19

c

Por Maria Fernanda

O Governo do Estado do Amazonas anunciou no último sábado (27) à volta da abertura das academias, no horário das 06h às 11h. Os estabelecimentos que abrirem, deverão atender somente 50% da capacidade do local e adotar todas as medidas de segurança, tais como, o uso de máscara e álcool em gel. O decreto é válido por sete dias, do dia 1° de março até o dia 7.

A reportagem conversou com Hugo Alfaia, gerente de uma rede de academias da cidade. Ele acredita que a abertura das academias com segurança ajudará na saúde da população em tempos de crise. “Por se tratar de ambiente seguro, limpo, onde se promove informação e saúde física e mental, claro que será bom esse retorno às atividades” Disse.

Hugo também ressalta que as filiais supervisionadas por ele adotarão medidas cautelosas para evitar a disseminação do vírus. “As academias seguem as normas do decreto governamental, as normas de segurança, informativos em suas redes sociais, mala direta, e-mail, cartazes em pontos estratégicos da academia, anúncios sonoros, além de os professores estarem constantemente fiscalizando e repreendendo quem não usa máscara”.

 

Fique atento

O comércio e shoppings de Manaus estão abertos desde o decreto do dia 22/02. Lojas em geral estão restritas a funcionarem apenas das 09h às 15h, de segunda-feira a sábado, em atendimento presencial, atendimento em drive-thru das 08h às 17h e delivery das 08h às 17h.

Os shoppings estão autorizados a funcionarem somente de segunda a sábado, das 10h às 16h, com estacionamentos ocupando 70% da capacidade e praças de alimentação funcionando com 50% da capacidade, adotando todas as medidas de segurança contra Covid-19.

 

Estatística

Nesta terça-feira (2), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), divulgou novo boletim epidemiológico da Covid-19 no Amazonas.  De acordo com o Documento, foram diagnósticas cerca 1.576 novos casos do novo coronavirus, totalizando 318.244 casos da doença no estado.

Ainda de acordo com o boletim,  foram confirmados 74 óbitos por Covid-19, sendo 25 ocorridos no dia 1º/03 e 49 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 11.012 o total de mortes.

Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira (01/03), foram registrados 41 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 35.760 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 11,24% dos casos confirmados ativos.


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *