Eleições de representantes movimentam inicio de semestre

c

Por Letícia Vieira

Com a chegada do semestre 2021.02 e retorno parcial das aulas presenciais, o Centro Universitário Fametro (Ceuni Fametro) deu início ao processo de Eleição da Representatividade discente, que tem como objetivo apoiar a permanência dos alunos na instituição e participação na vida acadêmica institucional.

As inscrições das chapas concorrentes ocorreram entre os dias 26 e 28 de agosto, através do link disponibilizado para os alunos e logo após. Entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro foi feito a eleição com voto nominal e aberto, cada aluno votou no candidato que melhor representasse sua turma, e assim foi escolhido os representantes e vice representantes.

A coordenadora do curso de Jornalismo, Leila Ronize ressaltou “O representante é importante tanto para a sua turma, já que ele passa a ser a porta voz para as demandas dos alunos, quanto para a coordenação, que conta com uma representação a quem pode remeter as informações, na certeza de que chegará aos alunos de forma correta, evitando especulações e viralização de fake news e, na área de Jornalismo, a propagação das informações verdadeiras vem sendo nosso maior desafio”

De acordo com o Edital disponibilizado pela instituição, o período de gestão dos representantes eleitos durará até o fim deste semestre, podendo ser reeleito por mais um semestre. A aluna eleita vice representante do 8° período de Jornalismo, Feifyane Ramos, falou um pouco sobre a importância do seu novo cargo “É bem significativo, porque a gente acaba representando no que a turma necessita, a gente faz esse caminho entre a turma e a coordenação. Então eu pretendo, juntamente com a Luyza, ajudar a turma no que for preciso”.

Outros representantes e vices ressaltaram a importância de ser representante como, Andrey Fragata Uchoa do 1 ° período de psicologia do turno noturno “Acredito que, o representante é um pilar que liga a turma em si com a instituição e a importância de manter esse vínculo ajuda no desenvolvimento da interação para com os outros. […] Pode ser visto como um exemplo para que outras pessoas possam se inspirar e ter o intuito de serem futuros líderes que por mais que pareça algo simples, ensina bastante em como conviver com as pessoas, nos torna mais determinados, desenvolve a criatividade, criamos experiências muito boas, ajuda na elaboração do senso crítico e milhares de outras coisas que podemos desenvolver.” É o que ressalta também a aluna Maria Eduarda da silva do 2° período de nutrição do turno noturno, “Vejo isso como uma ponte entre mim e a coordenação. E pretendo continuar contribuindo com a turma, da melhor forma, tentando administrar, orientar, sugerir e coletar informações da turma.”

No Cap IV art. 9° do edital, é salientado que qualquer comportamento inadequado com a turma, outros alunos ou coordenação poderão acarretar a perda do mandato. As eleições foram um sucesso e prometem dar início a um grande avanço tanto na comunicação entre as turmas, coordenação, direção e coletivo discente, como também na participação dos alunos na vida acadêmica institucional.


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *