Por Caio Lucas
“Jornalismo Digital em 11 anos”, esse foi o tema da conversa entre o jornalista e empresário Bruno Tadeu com os alunos do sexto período de jornalismo da Fametro, na quinta feira (21). O tema foi debatido na matéria Jornalismo Digital, ministrada pelo professor Rômulo Araújo.
Em uma conversa bastante descontraída, os alunos e o jornalista debateram sobre diversos assuntos relacionados ao jornalismo digital, principalmente dentro da região Amazônica. Bruno contou um pouco de sua experiência, desde quando entrou como estagiário no Jornal Diário, lá em 2010 até os dias de hoje onde trabalha no portal Todahora.com e faz o podcast Afluente, que é voltado totalmente para assuntos amazônicos, a política, o meio ambiente e até o esporte.
“Quando eu comecei, lá em 2010, o diário não ligava muito para a internet, os jornalistas da redação se ‘matavam’ para ter uma matéria no impresso, quase ninguém se importava para o digital, alguns editores ficavam chateados quando a matéria ia para o site – contou rindo – hoje eles com certeza se arrependem”, contou o jornalista sobre o seu começo no jornalismo.
O jornalista também lamentou o fato da nossa região produzir pouco conteúdo próprio, mesmo tendo muito potencial na região. “Infelizmente 90% dos blogs ou páginas locais só usam matérias e reportagens de agências, a gente conta no dedo quantos vão atrás da notícia, aquele farejamento de news se perdeu um pouco aqui no Amazonas”.
O professor Romulo Araújo também ajudou no debate, e disse a importância dessas aulas ‘diferentes’ para a formação dos alunos. “Essas aulas servem para (os alunos) terem contato direto com um profissional de qualidade, trocarem experiências com quem já tá na área e tirarem dúvidas que sempre tiveram”.
A aula ocorre em um momento importante que vivemos, cada dia mais as pessoas procuram notícias na internet, e é importante formar jornalistas já preocupados e conectados com o meio digital.