Fortalecimento do Jornalismo em debate

c
Valorização da profissão em destaque

A defesa do jornalismo e a valorização profissional ocupou o centro dos debates no curso de Jornalismo da Fametro, nesta quarta-feira, 30/4, no auditório da Unidade 5 da instituição. O evento,  mediado pela professora Tatiana Lima, contou com a participação do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/Am), Wilson Reis, e do jornalista, escritor e dramaturgo, Roberto Zuazo, integrou a programação referente ao dia do jornalista, comemorado em 7 de abril.  

 

Professora Leila Ronize: formação precisa ir além do domínio da técnica

Ao iniciar a programação, a coordenadora do curso, professora Leila Ronize, destacou que o objetivo do evento, que integra a agenda anual do curso, é reforçar a importância de uma formação que vá além do domínio da técnica, contemplando também o fortalecimento de conhecimentos humanísticos, sociais e culturais.

“Além da produção de reportagens, stand ups, documentários e outros produtos informativos, nosso compromisso está pautado no fortalecimento da democracia, na produção da cidadania e, principalmente, no combate à desinformação. Por isso este evento é tão importante para todos nós”,  assinalou.

Diploma

Ao avaliar o contexto do jornalismo em Manaus, o presidente do Sinjor,  destacou a importância da mobilização para garantir avanços sociais. Wilson Reis enfatizou a importância da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. “Só conseguiremos avançar na ‘PEC do Diploma” (Proposta de Emenda Constitucional (206/2012, que restabelece o diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista no país), seja uma realidade, se nos mobilizarmos, por isso estamos aqui para discutir o tema. É fundamental  que os futuros jornalistas, se envolvem nesse movimento”, acentuou. 

 

Acadêmicos do curso participaram ativamente das discussões

Curso

Já o jornalista Roberto Zuazo, que vai ministrar um curso de inglês gratuito baseado na oralidade para jornalistas ainda na primeira quinzena de maio, por meio do Sinjor/Am, assinalou a importância de dominar outros idiomas para que o jornalista expanda sua atuação profissional. “Ao se comunicar com pessoas de outros países, temos uma visão mais ampla sobre diversidade e passamos a ter maturidade na condução de determinados temas que requerem cuidado”, explicou.

 

Gabriel Horta: evento foi importante para motivar o envolvimento

O aluno Gabriel Horta, que está no quinto período do curso, elogiou a iniciativa e disse que as discussões foram importantes para que os acadêmicos se informassem sobre as mudanças que estão impactando a profissão.

Espero que esse evento, que foi muito oportuno, tenha mexido com os colegas, como mexeu comigo. Todos devemos combater a precarização, lutar pela PEC do Diploma e ter uma boa qualidade de emprego é essencial para que a gente exerça essa profissão, que é tão importante, de forma digna”, observou.

O  próximo evento do calendário do Curso de Jornalismo é o projeto de extensão no bairro Mutirão, na Zona Leste da capital, este sábado, 3/5, e a Semana Acadêmica de Jornalismo e Design, marcada para a segunda semana do mês de junho.