Por Aline Reis
O acadêmico do quinto período do curso de Jornalismo da Ceuni-Fametro, Vinicius Maciel Braga, teve sua comunicação aprovada no 22° Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – Intercom Norte, que será realizada, em formato virtual, nos dias 28, 29 e 30 de maio.
O congresso é um dos maiores na área da comunicação da região Norte, que inclui temas como redes digitais, sustentabilidade, web jornalismo e cultura amazônica. O objetivo é debater a produção científica em comunicação com instituições de ensino superior e cursos da área da comunicação.
Vinicius fará sua apresentação oral como o título “A serviço do underground: a Fly Kintal Zine e suas características enquanto veículo de divulgação da música extrema brasileira.” A publicação cientifica aborda uma fanzine criada em Manaus, no ano de 1995 e dedicada à divulgação de bandas e obras que fazem parte da chamada “música extrema” feita no Brasil.
“Considera-se música extrema todo e qualquer gênero musical proveniente do heavy metal e do punk rock, cuja estética é sonoridade são mais agressivas que seus estilos embrionários, e a Fly Kintal se destaca como uma publicação independente dedicada a divulgar os artistas desse contexto”, afirma Vinicius. Nessa pesquisa ele aborda sobre bandas e discos da música extrema brasileira.
A publicação é dedicada à divulgar através de entrevistas e resenhas, toda e qualquer sonoridade derivada do heavy metal, punk rock entre outros. “É uma estética mais agressiva”, conclui o acadêmico.