https://youtu.be/oDWHurCc4k0
A conscientização sobre a educação da interculturalidade e do desenvolvimento sustentável
O projeto brincando em casa, se caracteriza pela metodologia waldorf
No dia 05 de junho de 2022, especificamente no próximo domingo, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.
Destacando a formação da juventude a educação da interculturalidade e do desenvolvimento sustentável, referindo-se a relações entre os processos de aprendizagem, dos conhecimentos adquiridos no âmbito escolar.
O Projeto Brincando Em Casa, localizado na avenida Marquês de Vila Real da Praia Grande, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Constitui-se como um dos espaços recreativos de jardim da infância, composto por 12 crianças de 0 a 4 anos de idade, além de enfatizar a metodologia waldorf, que se caracteriza por atender à educação do futuro, utilizando de pensamento crítico e inteligência emocional.
“O princípio deste projeto, é fazer com que a criança respeite a natureza desde o início de seu entendimento, para que ela sinta o desenvolvimento do seu esforço, que justamente é necessário fazer para chegar em algum lugar, de uma maneira respeitosa”, esclareceu Carmem Lúcia.
A pedagoga ressalta ainda, que os pais que procuram a iniciativa por diversos motivos, um deles é o fato da criança se sentir à vontade brincando com a natureza, e estando dispersa da nova era da tecnologia. O espaço também possui aspectos compostos por tintas vegetais, utilizando de técnicas naturais para compor a tonalidade das paredes.
Visando o desenvolvimento de competências que tendem a conquistar mais importância no futuro, o método faz parte de uma visão antropológica, que vê o homem como um conjunto harmônico e abrange três dimensões: físico, anímico e espiritual, que utilizará as práticas educativas fundamentais com o aluno de forma integral.
Entrevista com Márcia Michiles: