Por Caio Alencar
Você com certeza já ouviu algo como: “Enfim, a hipocrisia”; “A senhora é destruidora mesmo, viu?”, “Já acabou, Jéssica?”, ou até mesmo recebeu uma imagem de uma pessoa como forma de resposta em alguma rede social. Para quem não anda muito por dentro do mundo virtual, pode ter um nó na cabeça ao se deparar com algo assim. Na verdade, elas são os famosos “memes”.
Antigamente, a massa dos internautas caracterizava a palavra como tirinhas engraçadas com personagens específicos. Hoje, com o “boom” da internet, frases ou até mesmo apenas uma imagem com baixa qualidade de um artista, personagem da mídia ou uma frase, pode ser considerado como tal. A grande questão é: como eles ficam tão famosos? A resposta está na viralização desses conteúdos online.
A palavra “viralização” vem de “viral”, de vírus. Na ciência um vírus é caracterizado por se espalhar rapidamente no organismo, logo, o termo foi adotado no “internetês”.
Atualmente, um meme viral pode até mudar vidas. Um exemplo disso, é a cantora carioca Jojo Toddynho. A funkeira iniciou a carreira fazendo vídeos cômicos para o Instagram que viralizaram e, depois de gravar vídeos pelo celular da sua casa na periferia, foi parar no clipe de uma das artistas mais famosas da atualidade: Anitta.
O estudante de pedagogia da Fametro Álvaro Vasconcelos destaca como essas novas personalidades da mídia explodiram de forma estrondosa nos últimos meses.
*A internet é palco para muitos artistas que tentam um local na mídia. Com a quarentena, muitas pessoas passaram a acompanhar de perto essas pessoas, mais do que o normal. Com isso, uma gracinha ali e outra aqui, atinge um número maior de pessoas, o que fez com que eles fiquem tão famosos. Um exemplo é a influencer Camila de Lucas, a mesma disse que antes da fama passava diversas dificuldades financeiras e hoje ajuda a própria família. É surreal”, contou o estudante.
Com cada vez mais facilidades online, as pessoas ficam mais conectadas, logo, consumindo mais esse tipo de conteúdo humorístico. O que pra maioria é entretenimento, para essas subcelebridades, é trabalho, que pode resultar em uma renda considerável, levando em conta publicidade.
Marcelly Silva, estudante de farmácia da Fametro, conta que demorou a se adaptar com os novos queridinhos da internet.
“Fui cobrar um trabalho da faculdade da minha amiga que estava atrasado e recebi uma foto da Gretchen dormindo como resposta. Fiquei sem entender. Isso foi no primeiro período do curso, hoje já sou mais acostumada e até uso às vezes. Nem lembrava mais dessa cantora, mas comecei a ver que ela voltou à mídia e está ainda mais conhecida” disse.
O professor Helder Moutão, que ministra a disciplina Estética da Comunicação no curso de Jornalismo da Fametro, explica que os memes representam uma poderosa ferramenta de comunicação da nova geração e estão ocupando o lugar de uma das mais tradicionais formas de estabelecer um processo comunicativo.
“O principal impacto dos memes na internet é que essa geração que se comunica através deles, não está só experimentando uma nova forma de comunicação, mas estão em transição para essa nova forma. As pessoas falam por memes e eles se explicam, estão substituindo as formas textuais. É uma nova forma de se comunicar que está se solidificando na sociedade. As próximas gerações conversarão cada vez mais por memes, não só conversas cotidianas, mas também na economia, sociedade, política e afins” concluiu.