Quer trabalhar com cinema? Conheça as áreas do setor audiovisual

c

Por Juliano Santiago

Nos últimos anos o mercado audiovisual tem ganhado cada vez mais aspirantes e os cursos da área de comunicação social reúnem muitos alunos que almejam trabalhar nesta área. Mas como e por onde começar a trabalhar com cinema?

O coordenador do curso de jornalismo da Fametro, Gustavo Soranz, que atua na direção de documentários há cerca de vinte anos e já produziu os documentários Gentil (2018) e a série Amazônia Postal (2018), entre outros, afirma que o aluno que está em uma faculdade de jornalismo consegue, sim, transformar o interesse pelo audiovisual em carreira profissional, mas é necessário dedicação. Ele aponta dois caminhos possíveis: o primeiro é o do jornalismo cultural. Neste caso, o jornalista deve investir em seu repertório de referências.

“Existem outras atividades ligadas ao cenário cultural como a produção de críticas de cinema, por exemplo. Um caminho originado da cinéfila, para quem tem uma ligação e um interesse com o cinema mais do ponto de vista da fruição e do interesse intelectual ou mesmo do consumo”.

Professor Gustavo Soranz: investimento no repertório de referências. | Foto: Arquivo Pessoal

Soranz aponta também o caminho da produção, o que acontece com frequência, segundo o coordenador de Jornalismo da Fametro. “É cada vez mais comum ou tem sido comum nos últimos anos, sobretudo com jornalistas se tornando roteiristas. Conheço vários casos assim. No campo do documentário há uma relação mais clara com o jornalismo, mas não só. Há casos também em que o jornalista migra para o campo do roteiro de ficção.”

A base da escrita desenvolvida no jornalismo pode ser um fator de facilidade para quem deseja entrar no mundo do cinema audiovisual, analisa Gustavo Soranz, mas ele salienta que um jornalista tem outros campos de trabalho que vão além da produção de roteiro. Há casos também de migração para outras funções artísticas, como a direção.
“Qualquer que seja o caso, acredito que seja necessário fazer cursos complementares e buscar conhecimento especializado, que pode ser obtido por meio de cursos livres e auto aprendizado, o que hoje pela internet é bem facilitado.”

Indústria audiovisual
Antes de listarmos algumas das formas pelas quais o estudante pode conciliar suas paixões com o mercado de trabalho, ou mesmo transformar um hobbie em negócio, é preciso ter em mente que a indústria audiovisual é dividida em vários seguimentos, o que promove um gama de possibilidade para quem se interessa pelo assunto. Confira algumas das profissões que o mercado audiovisual necessita.

Fotógrafo
Quem já pegou uma câmera e tentou ser cineasta por um dia? O fotógrafo, ou diretor de fotografia, é um profissional fundamental em qualquer projeto audiovisual pois é através do seu olhar que o público embarcará na jornada proposta pelo projeto. Aquele que possui o interesse de trabalhar com filmagem precisa estar atento aos conceitos de estética e domínio da linguagem cinematográfica.

Operador de Som
Sabe quando decidimos ir ao cinema e o áudio nos transporta para novos mundos? Um dos pilares principais para essa imersão é o som. O que seria de uma aventura épica sem um background sonoro para nos emocionar com a história? Além dos momentos de clímax do filme, os profissionais do som são responsáveis por entregar a fala dos atores com bastante qualidade aos ouvidos dos espectadores. Sem dúvidas, o operador de som é peça principal no mercado audiovisual.

Roteirista
O que seria do mercado audiovisual sem os roteiristas? É através do roteiro que o público decide se a história é boa ou não. O roteiro bem escrito é capaz de fazer o público esquecer a vida real e sentir empatia pela história que está sendo contada. Além de ser apaixonado por contar histórias, um bom roteirista deve dominar as técnicas da escrita cinematográfica, que diferente da literatura, necessita de um padrão próprio, para servir como base para os outros profissionais do audiovisual.

Editor
É ele quem determina a cadência do filme. O editor ou montador seleciona o material bruto que foi produzido e transforma horas de gravação em um projeto limpo e sem defeitos. Com a ajuda de softwares de edição, esse profissional aplica coloração, tira erros e consegue finalizar o produto para ser entregue ao público.
O mercado audiovisual se reinventa a cada ano. Dentre os profissionais citados acima podemos listar tantos outros que também são importantes para o desenvolvimento de um projeto audiovisual, como, cenógrafos, figurinistas, designers, entre outros. Uma boa dica para ingressar nesse ramo, é começar por algum curso de comunicação. Acesse o site da Fametro e confira a lista de curso que te dará a capacidade de realizar o seu sonho.


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *