Por Thais Justiniano de Souza
O Dia Mundial do Rim é um evento anual, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim, feito para conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção da doença renal. Neste ano, o ‘dia D’ será comemorado no dia 11 de março e tem como finalidade reunir milhões de pessoas em mais de 150 países para tratar sobre as doenças que afetam mais de 10% da população mundial.
O governo do Brasil criou a campanha ‘vivendo bem com a doença renal’, que visa ajudar pacientes que descobriram doenças renais a se cuidarem e terem uma qualidade de vida melhor. O objetivo do tema é promover a educação e a conscientização sobre a gestão eficaz de sintomas da Doença Renal e a capacitação do Paciente, para promover a participação significativa no processo do tratamento e na vida cotidiana.
De acordo com o neurologista e coordenador do Setor de Nefrologia do CHN, médico Alan Castro, o objetivo da campanha é aumentar a conscientização sobre a importância dos rins para a saúde, com o objetivo de reduzir o crescente aumento das doenças renais.
“Podemos muitas vezes evitar as doenças renais nas pessoas. Para isso é importante rastreá-las e fazer as medidas de prevenção. Por outro lado, o indivíduo com doença renal precisa receber uma atenção multidisciplinar, para diminuir os impactos provocados pela condição e objetivar sua reabilitação. Nesse caso, quando o paciente entra no estágio de falência renal funcional, a melhor opção de tratamento é o transplante renal”, explica o médico, que participará de uma das palestras da Campanha.
Para saber mais sobre o trabalho da campanha e participar das palestras, basta acessar o site da Sociedade Brasileira de Nefrologia: sbn.org.br.
Sabemos que manter uma rotina saudável para reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados a esta doença, é fundamental. Com isso, a Agência Comunica separou oito dicas de ouro para prevenir doenças nos rins.
Consulte seu médico!