Por Thais Justiniano
Com a chegada do Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), iniciou nesta quarta-feira (5), a campanha “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, com uma live nas redes sociais do órgão.
A iniciativa terá ações educativas durante todo o mês de maio, com palestras virtuais para as universidades e abordagem nos semáforos da capital e do interior do Amazonas, que tem como objetivo conscientizar a população no trânsito. Além disso, a equipe da gerência de Educação para o Trânsito vai realizar a distribuição de máscara e álcool em gel para os motoristas.
“Este ano, novamente vivenciamos um cenário de restrições por conta da pandemia do novo coronavírus. Deste modo, iremos manter as ações virtuais, como a realização de palestras para universidades, mas também ações de rua, respeitando todas as normas sanitárias vigentes”, explicou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.
Amazonas tem o aumento de 12% nos últimos dois anos
No Amazonas, os dados de morte por acidente de trânsito aumentaram 12% nos últimos dois anos. De acordo com o levantamento feito pelo Detran-AM, em 2019, aconteceram 202 acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais em Manaus. Já no interior do Estado, foram 74 acidentes. Em 2020, foram 234 acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais na capital e 76 acidentes no interior.
Só no período de janeiro a março de 2021, ocorreram 55 acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais na capital e 17 acidentes no interior. As maiores causas de acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais são por conta de atropelamentos e colisões entre carros e motocicletas.
Com o aumento do índice de mortalidade no trânsito, o Detran-AM visa buscar ações para que a conscientização no trânsito chegue a todos, possibilitando assim a preservação da vida do povo amazonense.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Detran-AM