Por: Tifany Tupinambá
A mudança para o mundo digital abriu novas portas para muitas profissões, e no jornalismo não foi diferente. Para sobreviver no mercado de trabalho atual, os profissionais da área da comunicação têm a necessidade de ser multitarefas. No passado, os acadêmicos de jornalismo, durante o curso, optavam pela área que tivesse maior afinidade, porém, nos dias atuais, vemos que essa realidade não se enquadra mais, pois o dinamismo que a era digital trouxe consigo faz com que as notícias sejam veiculadas para plataformas diversas.
A professora e jornalista Leila Ronize, do Centro Universitário Fametro, explica os motivos que os alunos de jornalismo não devem mais focar em uma única área do curso. “Foi-se a época em que o jornalista poderia se dar ao luxo de escolher uma especialização, como acontecia na minha época. Hoje a própria matriz curricular do curso e o formato de trabalhos interdisciplinares já apontam essa tendência do mercado, que cada vez mais vai exigir um profissional multitarefa e de uma bagagem cultural mais rica”, afirma.
A jornalista também exalta a importância de saber usufruir das ferramentas da era digital no ramo jornalístico. “Será disputado no mercado aquele profissional que conseguir juntar as duas coisas: saber atuar com as novas tecnologias, sendo criativo e usando corretamente a técnica jornalística, e ser muito bem informado (ou seja, ler muito e saber interpretar o “mundo” à sua volta)”, afirma Leila.
A realidade dos estudantes de jornalismo
Diante dessa adaptação necessária para o mundo digital, as agências de comunicação têm exigido cada vez mais dos jovens universitários. Procura- se candidatos que reúnam várias aptidões que vão além do “saber escrever bem”.
O aluno de jornalismo Rafael Oliveira, nos conta um pouco sobre seu estágio e suas funções. “A minha rotina do estágio é bem corrida. Tenho que entregar de 12 a 15 matérias por dia, e escrevo 6 matérias de esporte, 6 de política, além de, às vezes um editorial ou uma matéria especial. Leio muito, faço ligações pra achar entrevistado, gravo vídeo, vou para campo.”
O jornalismo vem se transformando cada dia mais com o surgimento de novas tecnologias. É exigido o dever da adaptação às novas tecnologias, além de ir além de um texto bem feito. Dessa forma, é possível oferecer aos consumidores de produtos jornalísticos um conteúdo de qualidade.