Por Thais Justiniano
Nesta quinta-feira, 27, é comemorado o Dia do Profissional Liberal, uma data pouco lembrada, mas que exalta o bom profissional que executa sua formação de forma livre, montando seu próprio negócio e podendo exercer sua atividade dentro de uma empresa, com liberdade de disposição, organização e execução.
O profissional liberal, às vezes é visto pela maioria da sociedade como um trabalho autônomo. Embora as duas profissões tenham as mesmas características, elas são diferentes. Um profissional autônomo, por exemplo, pode executar qualquer função apenas usando seu conhecimento; já o profissional liberal se especializa para isso, podendo trabalhar livremente para várias empresas.
Partindo dessa nova profissão liberal, a jornalista Maria Luiza optou por trabalhar de freelancer, que nada mais é que um nicho dentro desse mundo de possibilidades. Formada em jornalismo e com especialização em marketing digital, Maria Luiza não consegue se imaginar trabalhando em uma só empresa, já que com a sua liberdade dentro da profissão pode explorar muitas coisas.
“Como sou especializada em Marketing digital, comecei a trabalhar em um veículo de comunicação. Era bem exaustivo, já que eu precisava passar do meu horário. Conforme fui ganhando experiência, surgiu um freela para uma empresa de cosméticos e acabei pegando o trabalho. Assim que terminei, foram surgindo outras por indicação e acabei por sair desse veículo que estava para trabalhar por conta própria. O trabalho é exaustivo, mas eu que faço meu horário e acabo ganhando mais. Abri meu CNPJ e vivo muito bem executando meu trabalho sozinha e no meu tempo e dos clientes, é claro”, conta Maria Luiza.
Em tempos de pandemia, a procura por profissionais liberais diminuiu, tendo que ser ajustada pelos trabalhadores. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) mostrou que uma das categorias mais prejudicadas com a pandemia do coronavírus é a dos profissionais liberais: 30% das pessoas desse grupo trabalham com consultoria e 27,4% recebem até dois salários-mínimos. Além disso, 59,3% afirmaram que cessaram suas atividades em virtude de algum decreto, seja em nível federal, estadual ou municipal.
Para que o profissional possa ganhar notoriedade dentro do mercado de trabalho, é preciso criar métodos para o aumento dos clientes. As redes sociais, por exemplo, são fatores essenciais para a divulgação do trabalho do profissional liberal, podendo atingir diversos clientes de uma só vez e o melhor, de graça.