Câncer de Próstata: 46% dos homens só vai ao médico quando sente algum sintoma

c

Dados alertam para resistência masculina no cuidado com a própria saúde

 

(Foto: Divulgação/SES-AM)

Por: Kaelyson Moraes e Rebeca Artiagas

Novembro é o mês de conscientização sobre a saúde masculina, especialmente em relação ao câncer de próstata. Sobre este assunto, dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que 46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico depois de sentir algum sintoma. Ainda de acordo com a SBU, esse número aumenta para 58% quando o homem utiliza apenas o Sistema Único de Saúde – SUS.

A pesquisa também aponta quais são os maiores problemas de saúde enfrentados pela população masculina, entre eles: sedentarismo (26%), pressão alta (24%), obesidade (12%). Entre os entrevistados, 35% afirmaram não ter qualquer problema de saúde.

Sobre as doenças que os homens mais tem medo, o estudo apontou que o câncer lidera, com 58% dos homens relatando medo de serem acometidos, em segundo lugar vem a impotência sexual, temida por 37% dos respondentes. Além disso, 1 em cada 7 homens relatou ter medo do exame de toque retal. De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), do Ministério da Saúde, de janeiro a julho de 2023 houve 21.803 internações devido ao câncer de próstata.

No Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) lançou uma programação especial voltada ao público masculino com o slogan “Cuidar de Si também é Coisa de Homem”. A programação vai contar com exames, consultas e palestras. A ação começou no dia 4 de novembro com palestra educativa sobre Doenças da Próstata e seus agravos. O evento foi realizado no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Doau, na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, Zona Oeste.

Próximos dias

(Foto: Divulgação/SES-AM)

No dia 21 deste mês, a campanha vai promover uma roda de conversa sobre Saúde Mental Masculina  no Parque Municipal do Idoso, na rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças.

De 24 a 28 de novembro, diversos exames e consultas serão ofertados na Carreta da Saúde, unidade móvel atualmente localizada no estacionamento do Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Entre os atendimentos ofertados, estão: consultas de urologia, exames de ultrassonografia e promoção de ações educativas e rodas de conversa. Para realizar os exames, é imprescindível levar documentos com foto e encaminhamento médico.

 

 


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *