Luyza Cristina
O Centro Universitário Fametro (Ceuni) realizou, no último sábado (18.09), o dia da Responsabilidade Social, com o apoio da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). Tendo como tema “A Fametro na missão de construir um mundo melhor”, o evento contou com uma programação diferenciada, com apresentação de atividades dos projetos de pesquisa, ensino e extensão, aberto ao público e realizado nas unidades localizadas na avenida Constantino Nery, bairro Chapada.
As ações tiveram a finalidade de reunir alunos de graduação e profissionais de diversas áreas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a troca de conhecimento. Segundo a pró-reitora acadêmica Cinara Cardoso, a ação social tem como objetivo oferecer à comunidade que está no entorno da Instituição atividades que tragam benefícios pessoais, educacionais e sociais a comunidade.
A coordenadora de Pesquisa e Extensão, Suelania Figueiredo, destacou que a Fametro assume o papel de promover a sustentabilidade e qualidade de vida para comunidade. “Nós temos esses projetos que visam a inserção dos participantes em um campo mais prático, assim os alunos recebem a teoria na sala de aula e praticam o que foi ministrado, enriquecendo o processo de aprendizagem”, afirmou.
A responsabilidade social remete a um modo de agir e pensar de forma ética no desenvolvimento com a sociedade. Durante ação social, foram promovidas atividades como: avaliação e orientação nutricional, jurídicas, higienização facial, vermifugação de cães e gatos, aplicação de antipulgas, carrapaticida e palestras e oficinas. Outros cursos investiram no tema Setembro vermelho, como foi o caso de Medicina Veterinária. Com a proposta de conscientizar a população sobre a prevenção de doenças cardiovasculares, o curso realizou o Setembro Vermelho Animal, com ação de atendimento cardiológicos em cães e gatos, a partir dos 7 anos de idade.
O curso de medicina, trouxe a pirâmide alimentar, para mostrar à comunidade que comer bem, não é gastar muito. “Temos vários alimentos na nossa porta, como: Tucumã, cara roxo, camu-camu, mandioca, alimentos da nossa região. Queremos mostrar que dá pra fazer uma alimentação saudável e sustentável com alimentos da nossa região”, relatou Anna Carolina, estudante do 2° período de Medicina.
A estudante de psicologia, Renata Alves do 4° período relatou que objetivo do seu curso na semana de responsabilidade social “é instruir a comunidade, fazendo uma escuta psicológica e assim fazendo um encaminhamento para clínica psicológica da Fametro”, que fica na avenida Constantino Nery, e funciona de segunda à sexta feira, atende o público interno e externo.
Já o curso de Fonoaudiologia orientou a comunidade sobre os cuidados com a voz, trouxe alguns cuidados para ação social, como: cuidados com audição, linguagem corporal, articulação da fala, leitura e escrita, para prevenção da saúde, teve ações de avaliação e encaminhamentos para às clinicas da instituição. Na ação social os alunos distribuíram água e maçã, que serve para hidratar à voz “ A nossa voz é o nosso instrumento de trabalho, água e maçã é de suma importância para aquecer e hidratar às cordas vocais, para não ter futuras patologias desagradáveis, então comer frutas e beber água ajuda muito na hidratação da voz“, destacou Amanda Brito, estudante do 6° período de fonoaudiologia.
Palestras
Dia da responsabilidade foi de parceria entre os cursos de engenharia e arquitetura e urbanismo, que trouxeram palestras sobre a ISSO 26000, com tema “Empresas e organizações operando de forma socialmente responsável: uma abordagem sobre responsabilidade social, de forma voluntária e no desenvolvimento sustentável e de políticas ambientais”.
O curso de Farmácia, com apoio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), falou sobre uso racional de medicamentos e realizou atividades lúdicas, aferiram pressão e exames laboratórios e tiragens. O curso de Odontologia fez à distribuição de folders e realizaram atividades de higienização bucal, prevenção e curiosidade de patologia e falaram sobre a clínica que fica na própria instituição e atende o público interno e externo.
Sistema de informática, Análise e Desenvolvimento de Sistema e Engenharia da Computação, realizaram atividade social voltada ao público adulto e crianças, como: segurança da informação nos meios digitais para empreender, conscientização sobre o descarte eletrônico e oficinas de informática básica, compartilhando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
O curso de Pedagogia realizou três ações sociais: atividades do projeto vida, atividades motoras, atividades psicomotricidade e atividades voltadas para crianças, além de palestras de atuação pedagógicas no mercado de gestão de tempo, como relata Andreza Oliveira, do 6° período noturno de Pedagogia: “ Achei uma palestra interessante, até porque agora sou mãe, recente e tive que aprender organizar meu tempo , trabalho, estudo e cuido da minha filha e, é muito importante a gente organizar o nosso tempo com coisas necessárias”.
Confira a galeria das atividades que rolaram no sábado: