Aniversário de Manaus traz oportunidade de prestigiar cultura local

c

Por Daiana Albuquerque e Samara Valentin

Para o ano de 2020 o prefeito Arthur Virgílio Neto decretou que a comemoração do aniversário da cidade de Manaus será feita de maneira simbólica. Este ano as programações serão realizadas pensando tanto nas pessoas que querem aproveitar o feriado e levar a família para um passeio pelos pontos turísticos da cidade, quanto para quem prefere curtir o lar e ficar em casa.

O Coral do Amazonas participará do encontro de Coros Tutti Internacional  que será transmitido online através do Youtube no canal Soncietá, com mais de mil cantores, o evento terá início às 17h30 (horário de Brasília) entre os dias 23 e 25 de outubro. E para aqueles que preferem acompanhar ao vivo, acontecerá também o Balé Folclórico “Dançando com nossos compositores”, realizado nesta sexta (23/10), a partir das 18h, no Centro Cultural do Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro).

Para os amantes da música clássica, no dia 24/10 terão como opção o concerto Quartetos com piano no Teatro Amazonas, com início marcado para 20h e término às 21h15. As inscrições podem ser feitas até o dia 24/10 através do site teatroamazonas.com.br e a entrada será franca.

Já os amantes dos produtos amazônicos poderão consumir produtos frescos enquanto privilegia uma programação especial nas Feiras de Produtos Regionais, em ação realizada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). As feiras serão executadas no Centro Social dos Suboficiais e Sargentos de Aeronáutica em Manaus (Cassam), no Comando Geral da Polícia Militar e no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, das 5h ao meio-dia.

A Secretaria de Cultura disponibilizou uma programação recheada de eventos culturais. Confira:

Exposições – 22 de outubro

A exposição “Aquarelando Manaus” estreia no dia 22 outubro, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro). A mostra é um projeto do artista plástico holandês Sebastiaan Klink e é composta por 33 obras de sua autoria sob a técnica aquarela, com curadoria de Ruth Jucá. Nessa série, Sebastiaan retrata a cidade de Manaus através de suas edificações históricas, praças, recantos, ruas, casas e ornamentos arquitetônicos que ressaltam sua beleza e contam sua história. O público poderá visitar a exposição de terça a sábado, das 9h às 17h, e domingo, das 9h às 14h.

Palácio da Justiça. | Foto: Divulgação

Na Casa das Artes (Largo de São Sebastião), a partir do dia 22, das 14h às 20h, o público poderá visitar a exposição “Manaus Postal 350”, que celebra a capital com 42 cartões postais da Coleção Sec/2006 dos fotógrafos: Andreia Maymi, Antônio Yaccovazo, Carlos Navarro, Lula Sampaio e Otoni Mesquita. A mostra fica em cartaz até dezembro, com visitação de terça a domingo. A entrada é gratuita.

Na Galeria do Largo, também de 14h às 20h, o público ainda pode prestigiar a exposição “Nipetirã – Todos”, que reúne mais de 120 obras de artistas indígenas das etnias Wanano, Tukano, Apurinã e Kamadeni. A mostra vai até fevereiro de 2020, com visitação de terça a domingo, também com acesso gratuito.

Bibliotecas – 22 e 24 de outubro

Em comemoração aos 350 anos de Manaus, a Biblioteca Braille (Sambódromo) terá o lançamento de 20 livros que ganharam versão acessível (em Braille e falado). Entre os autores estão nomes como Arthur Cézar Ferreira Reis, Samuel Benchimol, Alexandre Otto, Agnello Bittencourt, Cosme Ferreira Filho, entre outros. O evento acontece no dia 22, às 11h.

No dia 24 de outubro, a Biblioteca Pública do Amazonas (rua Barroso, Centro) estará aberta ao público com a “Bibliotour”, uma visita guiada especial que passa pela história do patrimônio, das 8h às 12h.

Centros Culturais – 23 de outubro

O Centro Cultural Usina Chaminé (avenida Manaus Moderna, Centro) terá uma programação especial no dia 23, a partir das 9h, com uma apresentação do Balé Folclórico do Amazonas, “Manaus Mana D’água”, uma repaginação do primeiro espetáculo do Balé Folclórico, de 2002, que conta a criação da cidade de Manaus, chegada dos nordestinos e criação do Teatro Amazonas, no período da Belle Époque.

O dia ainda terá exibição do documentário “Manaus Coração da Amazônica”, às 10h30; oficina de pinturas indígenas Dessana, às 14h; contação de histórias sobre as lendas amazônicas, às 14h30; e show gratuito do cantor Cileno, às 19h.

Também no dia 23 de outubro, o Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, Centro) oferece uma programação diversa. Das 9h às 17h, o espaço terá visitas guiadas com personagens da Belle Époque; às 9h30, alunos do curso de Teatro Infantil do Liceu apresentam a peça “Venha Morar no Arco-íris”; às 10h30, a aluna do curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Arina Hayane, realiza uma apresentação de balé; às 11h, Kelly Vanessa, do curso de Teatro da UEA, declamará poesia aos visitantes; às 15h, a Camerata de Violões do Liceu Claudio Santoro se apresenta no local e, às 18h, será apresentado o musical “Amigos Para Sempre”, que fala da história da amizade de duas adolescentes, uma autista e a outra muda, com o apoio de alguns personagens dos contos infantis, como Bela e a Fera, Chapeuzinho Vermelho, Peter Pan e Sininho, com mensagens contra o preconceito.

Museus – 22 a 25 de outubro

Os museus administrados pela Secretaria terão uma programação diversa em homenagem ao aniversário da cidade entre os dias 22 e 25 de outubro.

Entre os dias 22 e 25, a partir das 14h, o Cine Silvino Santos, localizado no Museu do Homem do Norte (Centro Cultural Povos da Amazônia, antiga Bola da Suframa), terá exibição gratuita dos filmes “Vivaldão- O Colosso do Norte” (22/10); “Bois-bumbás de Manaus: brinquedo de São João” (23/10); “Patrimônio Histórico” (24/out); “No Paiz das Amazonas”, de Silvino Santos (25/10).

Nos dias 22 e 23, das 13h às 15h, o Museu da Imagem e do Som Amazonas (Misam), localizado no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro), terá uma exibição de documentários com a temática “Cidade, Cultura e Urbanismo”, com as obras: “E fez-se madrugada: Clube da Madrugada”; “Depoimento vivi Luiz Bacelar”;  “Silvino Santos: O fim de um pioneiro”, no dia 22 de outubro; e “Documentário Moacir de Andrade”; “Um pintor amazonense: o pintor Hahnemann Bacelar”, no dia 23 de outubro.

Já no dia 24, a partir das 14h, o auditório do Palacete Provincial recebe uma palestra com os professores Antônio Luca Grifoni e Charles Franklin Santos, do corpo docente do Curso de Design da Fametro, sobre os documentários exibidos. No mesmo dia, o Misam também recebe a exposição de fotografias da “Manaus Belle Époque”, mostrando a visão dos acadêmicos da Fametro sobre a cidade e os patrimônios, a partir das 14h.

No dia 25, das 14h às 17h, continuando a temática “Cidade, Cultura e Urbanismo”, o auditório do Palacete Provincial terá uma palestra com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Anazibas, Jean Farias; o representante do Instituto de Arquitetura do Brasil, José Augusto Beça Jr; o arqueólogo Mick Jone Nogueira de Almeida; o artista visual e diretor do Departamento de Museus da Secretaria, Turenko Beça; e a arquiteta e urbanista Melissa Toledo.

Teatro Amazonas – 24 a 27 de outubro

No dia 24 de outubro, o Teatro Amazonas estará com visita gratuita para o público em geral durante todo o dia, das 9h às 17h, em comemoração ao aniversário de Manaus. Às 16h, o Hall do Teatro recebe um sarau com participação do Grupo Vocal dos Corpos Artísticos (GVCA), que vai interagir com o público usando um repertório especial em homenagem à capital.

Às 17h, o público presente poderá prestigiar uma “Visitação Teatralizada”, com personagens caracterizados reais e fictícios e roteiro baseado na história do Teatro Amazonas. A ação tem objetivo de criar um ambiente em que o conhecimento se misture com a emoção e reforçando o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao Patrimônio Cultural.

Amazonas Filarmônica. | Foto: Divulgação

Ainda no dia 24, às 20h, a Série Guaraná terá um concerto especial em homenagem a Manaus, com a Amazonas Filarmônica e o barítono Innacio de Nonno. O repertório contará com o Hino Municipal de Manaus e obras de Claudio Santoro.

Nos dias 25, às 14h, e 26, às 10h30, o Teatro Amazonas ainda terá mais duas sessões da “Visitação Teatralizada” para o público que visitar o patrimônio.

Já no dia 27, a Série Guaraná tem mais dois concertos no Teatro. Pela manhã, às 11h a Orquestra de Câmara do Amazonas e o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas apresentam um balé inspirado na vida de Camille Claudel. A regência será do maestro Marcelo de Jesus.

Às 19h, a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, sob a regência de Luiz Fernando Malheiro,  executa obras de Bedrich Smetana e Alexander Glazunov.

A entrada para os eventos é gratuita, com classificação para 10 anos.


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *