Aulas remotas completam 1 ano na Fametro

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Por Letícia Vieira

Plataformas de videochamadas se tornaram o “fio condutor” entre professor e aluno nesse período. | Imagem: Acervo

Na segunda quinzena do mês de março, o Centro Universitário Fametro (CeuniFametro), completa 1 ano que adotou o método de aulas remotas em 100% dos seus cursos, isso ocorreu devido ao colapso da pandemia causado pelo vírus Covid-19 em todo o Brasil.

No ano de 2020 o mundo foi confrontado pelo vírus, forçando o isolamento da sociedade, dessa forma escolas e universidades tiveram que se adaptar a essa nova realidade, apostando em aulas remotas por meio de plataformas, como ZOOM e Google Meet. Essa nova fórmula ocasionou uma grande crise para as redes de ensino, pois a evasão dos estudantes aumentou significativamente. No país no 1° semestre de 2020, a taxa de evasão ficou em 10,1%, representando um aumento 14,7% em relação ao mesmo período do ano de 2019, segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp).

Google Meet e Zoom são ferramentas para aula online. | Imagem: Internet

No 1° semestre de 2020, a taxa de evasão no país, chegou a 10,1%, um aumento de 14,7% em relação ao mesmo período de 2019, segundo o Semesp, entidade que representa as universidades privadas no país.

Essa nova modalidade impactou na vida dos professores e alunos, que tiveram que se adaptar a essa nova forma de ensino. O estudante de psicologia, Darlington Santana, apontou algumas dificuldades que vem sofrendo com as aulas online, “a falta de um ambiente adequado e imersivo dificulta a concentração e absorção do conteúdo passado nas aulas, e apesar das boas ferramentas disponíveis para se ter uma aula online, ainda se perde muito em interação. Não posso deixar de destacar os problemas fora de nosso controle como precisar de uma rede de internet estável, o que dificulta e até impede a presença nas aulas, ou até mesmo barulhos externos pelo fato de estarmos em casa. Um contato direto como os professores faz muita falta também, pois muitas informações e orientações são perdidas ou mal interpretadas”.

A utilização de arquivos em pdf, formulários e documentários, tornaram-se mais frequentes durante as aulas remotas. | Imagem: Darlington Santana

De acordo com a professora Liege Albuquerque, que vem vivenciando essa nova experiência, o uso de powerpoints, que já faziam parte do seu material, aumentou, também destacou a utilização de muitos vídeos e documentários para dinamizar suas aulas. Além disso, percebeu que está usufruindo ainda mais de recursos tecnológicos, como Google Forms, Google Classroom e destacou a dificuldade de ter uma internet adequada para esse momento.

O aluno finalista do curso de jornalismo Abrahão Alves, comentou que apesar das dificuldades, os estudantes podem estudar no conforto de sua casa e economizam no transporte que o levaria para faculdade, tornando o seu rendimento ainda melhor.

Já no segundo semestre de 2020, a Fametro adotou um regime mais híbrido para que os alunos pudessem voltar a ter aulas presenciais, cumprindo todas as normas de segurança e evitando aglomerações, deixando um ambiente mais tranquilo para os funcionários e universitários. Contudo, o Estado do Amazonas sofreu um novo colapso na saúde no início de 2021 e a faculdade foi forçada a voltar com 100% das aulas remotas. A faculdade vem se empenhando para que o padrão de ensino oferecido seja mantido e que os professores possam trabalhar com facilidade.


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