Por Ana Rafaela Souza, Jessé Pimenta Matias, Lívia Araújo, Matheus Moreira
O Centro Universitário Fametro anunciou, no dia 4 de Setembro, o início de atendimentos psicológicos gratuitos em suas clínicas, contemplando pessoas de todas as idades. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O anúncio ocorre em meio a reformas do espaço utilizado pela clínica, com o atendimento movido para a Unidade 5 do Centro Universitário, no Andar G1. De acordo com a coordenadora das clínicas da Fametro, Maria Auxiliadora Ferreira, todo o trabalho é realizado de forma voluntária, com o apoio de alunos e profissionais do próprio Centro Universitário. Além do serviço de psicologia, as Clínicas Fametro também contam com o atendimento para outros serviços, como fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e serviços sociais.
“Nós atendemos em média de 98 à 100 pacientes por dia, com o espaço como está,” diz Maria Auxiliadora, em entrevista, “Quando a clínica estiver totalmente concluída, esperamos receber demandas de outras áreas, como Medicina, Educação Física, e outros cursos vindo para somar em nossos serviços. Vamos atender de 200 a 250 pessoas por dia, o que é o esperado, mas creio que possa ser bem maior.”
Quando questionada quanto aos atendimentos de Psicologia, Maria Auxiliadora afirmou que se trata da maior demanda das clínicas. “Temos duas psicólogas que fazem o acompanhamento dos estagiários como atendem também, porque a demanda é muito grande.” Disse também que, mesmo diante deste fator da demanda, a Fametro deve formar profissionais de qualidade ao mesmo tempo que devolve para a sociedade através dos atendimentos.
A ação ocorre diante do contexto brasileiro no assuntos de transtornos mentais. Em resultados da pesquisa Covitel 2023, o principal transtorno identificado foi a ansiedade, com 26,8% da população diagnosticada. Para mais detalhes, acesse o link.
Agendamentos para consultas podem ser efetuados através do próprio site das Clínicas Fametro, que pode ser acessado neste link.