Por Alessandra Castro
A chegada da pandemia a Covid-19 trouxe muitas mudanças em todos os aspectos, seja em casa, no trabalho, nas formas de interação social… Nas escolas e universidades não poderia ser diferente, pois antes as aulas que eram presenciais, passaram a ser a distância com o uso do celular e do computador. Graças à tecnologia as aulas se reinventaram nas novas plataformas digitais, como o Google Meet, Google Classroom e entre tantos outros. E o que representa produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em meio ao cenário atual?
Um desafio. Assim a professora do Curso de Jornalismo da Fametro, Leila Ronize, resume o trabalho de orientação de TCC. Se de forma presencial já surgem dificuldades, a orientação mediada pela tecnologia é desafiador tanto para ela quanto para os estudantes.
“No primeiro semestre ficamos totalmente online de forma remota, tem aquela questão do aluno que principalmente no início do TCC, precisa de um acompanhamento, indicação de livros, dicas. Mas a gente percebe que o aluno quer um acompanhamento que sinta que o orientador está do lado dele. Então a gente fazia tudo pelas plataformas no caso o Meet, as vezes até usando o WhatsApp”, ressaltou Leila.
Apesar das circunstâncias difíceis, tudo deu certo na medida do possível, acrescenta a professora. No curso de Jornalismo da Fametro existem duas modalidades de apresentação do tão sonhado TCC: em forma de monografia ou produto laboratorial, cuja produção em campo é fundamental.
“Apesar das circunstâncias tudo acabou dando certo. É lógico que o grande desafio deles (alunos) foi trabalhar administrando o tempo, porque quando é presencial o professor está ali cobrando. No caso do TCC, quando a orientação é online, o aluno fica mais relaxado, parece que não tem aquela cobrança e quando é presencial a gente cobra mais, até porque há uma necessidade de ter a frequência física, então para o aluno eu acho que esse foi o grande desafio, se disciplinar” , assinalou Leila Ronize.
A recém-formada do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fametro Gabrielly Gentil, relata que reação inicial diante do novo cenário foi de receio.
“Quando a gente descobriu lá no início da pandemia que iríamos deixar de ir para a faculdade, de ter as orientações do TCC pessoalmente para ter apenas online, bateu aquele medo, porque a gente ficou pensando: E agora? Será que a gente vai conseguir concluir o TCC?”
A estudante explica que a proposta inicial de seu grupo de TCC era a produção de um livro reportagem, o que as obrigaria a ir a campo para apurar, pesquisar e entrevistar. Mas professora orientadora fez o grupo repensar o TCC.
“A professora Leila nos mostrou que talvez fazer uma grande reportagem nesse período de isolamento não seria possível, então rapidamente mudou o nosso produto para que fosse um jornal impresso” relatou.
A dificuldade de obter personagens para o informativo foi uma constante por fatores que direta e indiretamente tinham a ver com a pandemia.
“Foi um pouco difícil quando a gente começou a correr atrás de personagens porque eles eram muito idosos, estavam em situação de vulnerabilidade, nem por telefone a gente conseguia esse contato, mas no final das contas deu certo. A nossa grande reportagem ficou incrível, em meio a pandemia nós conseguimos fazer um TCC e o mais gratificante foi saber que mesmo apresentando online a gente tirou 10 e tudo valeu a pena”, comemora Gabrielly Gentil.
Fotos: (Arquivo Pessoal)
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