Egressa da Fametro conta sua rotina ao atuar nas reportagens do Jornal do Amazonas

c

Por: Gleycy Cristo

A turma do quarto período de Jornalismo, do turno matutino, do Centro Universitário Fametro, recebeu a jornalista Amanda Bulcão para compartilhar suas experiências da profissão com os alunos. A atividade foi promovida pela professora Zaida Tavares, na disciplina Tecnologias da Informação e da Comunicação. Amanda, que é egressa do curso, começou com estagiária na produção da Rede Amazônica e logo depois passou a atuar como repórter.
Entre as dicas para ter um bom desempenho no campo profissional, a egressa ressalta o bom uso das novas tecnologias. “Minha vida é inserida no mundo tecnológico, e o que antes era feito em papel, atualmente é feito do próprio celular. O WhatsApp, por exemplo, se tornou uma ferramenta de trabalho”.
Em sua rotina ela percebe a mudança em como a informação é consumida e usa como exemplo uma reportagem que fez recentemente, sobre a alta no preço da gasolina, pensada a partir do excesso de reclamações que lia nas redes sociais sobre o tema. “A mídia é influenciada pela sociedade e a sociedade influencia pela mídia”, diz a jornalista. Ou seja, as redes sociais se tornam um campo de ideias capazes de dar visibilidade ao que precisa ser noticiado, como o frequente aumento do combustível, em que “a rede social pautou a equipe”, completa Amanda.
Ela também destaca a importância de participar dos trabalhos acadêmicos, ainda que não sejam obrigatórios ou que atribuam nota, principalmente os que são voltados ao que o estudante pretende seguir. “Como eu sempre quis TV, a professora Tânia Brandão me incentivou para isso e muita coisa do que eu aprendi com ela, levei para a tv. Eu já trabalhava com tv, mas como produtora. Como eu queria ser repórter, estava sempre me disponibilizando a participar de gravações”. Ela ressalta que é importante tomar iniciativa de participar e não desperdiçar as oportunidades de seguir seu caminho.


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *