Festival reúne amantes da literatura com programação que celebra todas as formas de arte.
Por Guilherme Oliveira e Graziela Silva

A quarta edição do Flim, Festival Literário de Manaus 2025, acontece nesta sexta-feira (14/11), no Luso Sporting Club, Centro. O evento é gratuito e ocorrerá das 9h às 21h. Com bate-papos, oficinas e apresentações teatrais e musicais, a ação tem como tema “Literatura Viva – Imersão, Imaginação e o Poder das Palavras”. O objetivo é impulsionar a cultura no estado, explorando um universo de ideias e diversidade, não apenas pela literatura mas por todas as formas de arte. O Flim já se consagrou como um dos maiores encontros culturais da região, reunindo leitores, autores e amantes da cultura.
Com convidados como Tony Medeiros, Junior do Samba e a escritora Márcia Antonelli, a edição homenageia o escritor Abrahim Baze, padrinho do Festival Literário. A programação conta com atividades como feira gastronômica, oficinas voltadas à interpretação e dramatização e gêneros literários e mesas temáticas abordando assuntos como “Feiras Literárias como espaços de democratização da cultura” e “Dom Luis Soares”, a última tendo como foco discutir as obras literárias do autor.
Além disso, os participante poderão desfrutar pela manhã de um bate-papo com o escritor homenageado, Abrahim Faze, onde ele irá debater o tema “Preservação da memória cultural do Amazonas através das suas obras literárias”. Na parte da noite a Arena Cultural Pátio do Luso será palco de uma apresentação de Hip Hop – Batalha de Slam e da Roda de Conversa “Cordel no Amazonas: Poesia popular e identidade Amazônica”, com Gui Cordel. O espetáculo musical Mamma Mia, interpretado pelo Corpo de Dança da Liga será o responsável pelo encerramento do Festival Literário. Confira a programação na íntegra.
Este ano, o escritor escolhido para receber a homenagem é Abrahim Baze. Renomado historiador e jornalista, o membro da Academia Amazonense de Letras tem mais de 40 livros publicados e dedica sua vida a guardar e registrar o passado do Amazonas. Em 2023, Baze recebeu a medalha Ruy Araújo, em reconhecimento às suas inúmeras contribuições nos campos da informação, história, cultura e jornalismo. A cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio d0 Conselho Municipal de Cultura (Concultura), desde 2022, o festival busca fomentar a literatura e a leitura manauara através da arte, abordando diversos seguimentos que vão de teatro a cinema. Desde 2024, o evento propõe homenagear um escritor amazonense por sua bibliografia e relevância cultural, tendo homenageado ano passado o jornalista, dramaturgo, editor, roteirista, professor, romancista, cineasta e crítico de arte, Márcio Souza.
Agenda Cultural
Além do Festival, Manaus conta com outras opções culturais para esta sexta-feira, como o Amazonas Artes Visuais 2025, um evento que reúne artistas, curadores, produtores e estudantes com o intuito de debater e refletir a respeito da difusão das artes visuais no estado.