Jornalista e professor Nilson Lage morre aos 84 anos

c

O jornalista e professor Nilson Lage, 84 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira, 23. Vítima de câncer no pulmão, Nilson realizava tratamento contra a doença há dois anos. O comunicado foi feito através dos familiares no perfil do jornalista no Facebook.

Nilson era mestre em Comunicação e doutor em Linguística e Filologia. Foi professor adjunto da UFRJ e aposentou-se em 2006 como professor titular do Departamento de Jornalismo da UFSC, após 50 anos de atividade profissional. Além disso, passou pelo O Globo, Revista Manchete e Televisão Educativa do Rio de Janeiro, entre outros veículos de comunicação.

“O professor Nilson Lage é referência quando o assunto a ser abordado é a reportagem. Foi com ele que aprendi conceitos, características, tipos, fonte e questão ética. Nosso primeiro encontro foi no curso de Comunicação Social há mais de trinta anos. Desde lá ele tem me acompanhado como estudante, pesquisadora e professora. Inclusive é indicação para os alunos. Uma grande perda para nossa área”, apontou Leila Ronize, coordenadora do curso de jornalismo na Fametro.

A professora Liege Albuquerque destacou a importância de Lage para a área acadêmica. “É uma grande perda para a comunicação. Nilson era um pensador lúcido, estava sempre nas redes sociais, extremamente decepcionado com o governo atual e com os rumos da educação no Brasil. Os livros de Lage são atuais desde a época em que eu era estudante de jornalismo, no final da década de 1980, até hoje”, afirmou.

Nomes conhecidos do jornalismo lamentaram a morte de Nilson. A apresentadora Fátima Bernardes, no programa Encontro, comentou que foi aluna dele e que chegou a pensar em desistir da faculdade, mas Lage foi um dos que fizeram a jornalista permanecer no curso. Além disso, Mário Magalhães, através do Twitter, afirmou que Lage é um dos mais importantes professores do jornalismo que o Brasil conheceu.

Obras

As obras de Lage são consideradas literatura básica para a comunicação e usadas até hoje nos trabalhos de conclusão de curso. O estudante Álvaro Damasceno, finalista do curso de jornalismo, lamentou perda do professor. “Lage, sem dúvidas, é um dos principais teóricos do jornalismo e é impossível não sentir a perda dele. É uma questão de identificação, tanto por ser jornalista quanto por estar próximo do pensamento dele sobre o papel de controle da opinião pública exercido pelo jornalismo.”

“O livro A Estrutura da Notícia é um livro que não pode faltar na cabeceira de qualquer jornalista”, comentou a professora Liege sobre as obras do jornalista. Todas as obras de Lage, incluindo A Reportagem: Teoria de Entrevista e Pesquisa Jornalística, A Linguagem Jornalística e A Estrutura da Notícia, estão disponíveis na íntegra e podem ser acessados gratuitamente no site do autor clicando aqui.


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *