Das raízes do interior do Ceará, o mais novo longa de Karim Aïnouz, “Motel Destino”, nos entrega uma obra erótica, psicodélica e com pequenos toques de thriller. O filme foi indicado ao Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2024 e finalmente chegou às telas dos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 22 de agosto.
O longa conta a história de Heraldo (Iago Xavier), cuja vida é abalada por uma reviravolta inesperada após uma noite de prazer acompanhado de Martha (interpretada pela amazonense Isabela Catão), o que faz com que o personagem precise buscar refúgio em um motel à beira da estrada no litoral cearense.
É no motel que dá nome ao filme que Heraldo acaba se envolvendo com Dayana (Nataly Rocha), esposa de Elias (Fábio Assunção), que por sinal é o administrador do local, dando início a já esperada dinâmica de casal proibido que, infelizmente, faz com que a história “se esqueça” de uma trama inicial que poderia ter sido melhor aproveitada.
Apesar disso, Karim Aïnouz trabalha a tensão sexual desenvolvida entre seus personagens (e todos os outros tipos de tensão também) de maneira natural, sem nenhuma romantização, se encontrando no cotidiano deles tanto pelo cenário quanto pelo drama que os envolve. O sexo é algo que hipnotiza tanto fora quanto dentro da tela, quando sempre escutamos gemidos que acontecem fora da cena principal, compondo o principal aspecto da trilha sonora.
Completando a experiência sensorial de “Motel Destino”, seus aspectos narrativos e sonoros são intensificados por um visual composto por luzes neon e cores vibrantes que fazem com que o espectador se veja preso às paisagens, aos cenários e ao motel junto dos personagens.
O elenco por sua vez é sólido, ainda que com algumas ressalvas aqui e ali. Ao contracenar com nomes de peso como Nataly Rocha e Fábio Assunção, talvez você acabe sendo engolido na questão de protagonismo, e é o que acontece com Igor Xavier, que tenta ao máximo surgir como o protagonista do filme, mas que em vários momentos é salvo ou facilmente ultrapassado por seus colegas.
E aqui vai meu elogio completo ao Fábio, que constrói seu “Elias” na nuance entre um homem aparentemente divertido e profundamente sombrio na mesma medida, deixando a escalada de tensão e antagonismo ao longo do filme ainda melhor.
Considerações finais
Motel Destino pode agradar a todo tipo de telespectador, desde aquele que gosta de algo mais sensual até aquele que prefere um drama.
O filme pode até se deixar levar pelo “clichê do casal proibido”, mas de uma forma que ainda consegue prender quem o assiste, nos colocando na torcida pela salvação do nosso jovem “herói” mesmo em situações cada vez mais tensas.
Com uma estética neo-noir digna de nota, uma história “coringa” e um elenco que funciona bem, “Motel Destino” é uma experiência cheia de prazer e excitação e que definitivamente vale a pena ser conferida.
Texto: Gabrielly Oliveira
Ficha técnica
FILME: Motel Destino (2024)
DIREÇÃO: Karim Aïnouz
ROTEIRO: Karim Aïnouz, Mauricio Zacharias, Wislan Esmeraldo
ELENCO: Iago Xavier, NaTaly Rocha, Fábio Assunção, Isabela Catão
DURAÇÃO: 1h52min
Disponível nos cinemas.