Motocicletas abaixo de mil cilindradras são isentos de IPVA no AM

c

Além do IPVA, Wilson Lima também anunciou ‘pitstops’ com sala de conforto, televisão e banheiro para motociclistas descansarem em Manaus

 

Por Murilo Rodrigues, Maria Fernanda Prola e Sophia Almeida

 

MANAUS — O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta quarta-feira (12) que, a partir de janeiro de 2026, motociclistas que possuem motos com até mil cilindradas estarão isentos do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). A medida deve beneficiar a ampla maioria dos condutores no estado, já que, segundo o governador, apenas 2% dos motociclistas em Manaus continuarão pagando o imposto.

“A partir de janeiro do ano que vem, nenhum motofretista, nenhum mototaxista, nenhum moto app, nenhum dono de motocicleta com menos de mil cilindradas vai pagar IPVA no Estado do Amazonas. Vai ser de graça”, afirmou Wilson Lima durante o anúncio.

Processo automático

O governador explicou que não será necessário nenhum cadastro ou solicitação para garantir o benefício.

“Não precisa fazer solicitação, não precisa fazer cadastro, não precisa de nada disso. Na hora do licenciamento, o sistema já vai indicar que o IPVA está quitado. Ninguém mais vai ser parado em blitz por causa de IPVA”, destacou.

Wilson Lima - motociclistas
Wilson Lima durante anúncio de isenção do IPVA para motociclistas no Amazonas (Foto: Alex Pazuello/Secom)

Estrutura de apoio aos motociclistas

Além da isenção do imposto, Wilson Lima anunciou a criação de “pitstops” para motociclistas em Manaus. Os espaços servirão como pontos de apoio, oferecendo banheiros, duchas, televisões e áreas de descanso para motofretistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos que utilizam motocicletas.

O primeiro ponto será instalado na Avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital. A previsão é de que seis unidades sejam implantadas até fevereiro de 2026 — uma em cada zona da cidade.

“É aquele ponto de apoio que o motofretista, o mototaxista e o moto app vão ter para tomar uma ducha, descansar um pouco e calibrar o pneu da motocicleta. Muitos passam o dia inteiro nas ruas e nem sempre têm condições de voltar para casa. Esses espaços vão oferecer dignidade e conforto”, explicou o governador.

Com a nova medida, o Governo do Amazonas estima que 98% dos motociclistas do estado estarão livres do pagamento do IPVA, consolidando o benefício como uma das maiores ações de desoneração para a categoria no país.

Wilson Lima
Governador Wilson Lima isentou 98% dos motociclistas de pagarem IPVA no Amazonas (Foto: Alex Pazuello/Secom)

 


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *