Mudanças climáticas são a preocupação do século

c

Por Adrissia Pinheiro

As mudanças climáticas são o conjunto de alterações no clima global, que ocorrem tanto por atividades humanas, com emissões absurdas de gases de efeito estufa, como por questões naturais, como o aumento da radiação solar e movimentos orbitais da Terra. Essa problemática é crescente e afeta todos, no Brasil e no mundo.

Não é de hoje que as mudanças climáticas refletem negativamente em nossas rotinas. Há anos, várias alterações de temperatura e crescentes índices de desmatamento são escancarados pela mídia, o que é preocupante e necessita que governo e população tracem um modelo de desenvolvimento em substituição ao atual.

Esse Tema foi o assunto do episódio 22 do Podcast As Amazonas, que trata de assuntos de interesse geral, da Amazônia para o mundo. Comandado pelas jornalistas Aruana Brianezi, Daniela Assayag e Liege Albuquerque, o episódio teve como convidado o professor Paulo Eduardo Artaxo Netto, membro do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Faz 50 anos que a ciência vem informando as medidas públicas, e o IPCC foi criado para fornecer aos governos informações científicas afim que sejam desenvolvidas políticas climáticas. E neste viés, em uma das indagações do podcast, um dos grandes impasses é quando esses governos não querem ouvir o que a ciência tem a dizer, por conta do cenário econômico estar à frente das ações.

“Em geral os governos agem por necessidades econômicas. A pressão do setor econômico é muito maior do que a pressão da sociedade e dos próprios cientistas. Então, enquanto cientistas, nosso trabalho é produzir ciência de qualidade e fazer alertas às pessoas do risco que corremos com as mudanças climáticas. As decisões são dos governantes, e a sociedade tem que trabalhar com isso para que eles ajam com iniciativas de desenvolvimento que sejam pelo menos minimamente sustentáveis” , esclarece Paulo Artaxo.

Além de parte da negligência governamental, ainda se destaca muito a negligência social. Pois muitas pessoas não refletem o real impacto que mudanças como essas causam hoje e todos os dias.

De um ponto triste e preocupante, as consequências batem na porta a todo vapor, seja com temperaturas que desestabilizam o temperamento humano, seja com a limitação de vida quando não fazemos nada para mudar esta realidade.

Consumir produtos que tem esse viés ambiental, como o Podcast As Amazonas, possibilita um maior alcance de pessoas informadas sobre a gravidade do assunto e conscientização que a mudança deve ser agora!

Não que o comunicador seja um herói, mas é ele que pode levar a informação que alguém precisa para virar a chave e evitar uma catástrofe ambiental.

A ciência já fez seu papel, então é hora de todos caminharem com o mesmo propósito de mudar, sustentavelmente o futuro do planeta.


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *