Por Phil Lima
Sextou com “S” de sucesso. A Semana Acadêmica de Design e Jornalismo foi encerrada em grande estilo na sexta-feira, 7/11, com a com a segunda edição da Mostra Audiovisual de Registros Discentes (MARD, ) no auditório da unidade Naíde Lins, na unidade II, da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro).
O evento, que contou com a participação de familiares do aluno Antônio Mardilson, que faleceu no ano passado, teve também a participação especial do jornalista e cinegrafista Orlando Júnior, que destacou produções de estudantes e celebrou a contribuição acadêmica e artística do aluno cujo apelido, Mard, dá nome ao evento.
Com ampla participação de alunos dos cursos de Jornalismo e Design, o MARD reafirmou seu papel como um espaço essencial para o incentivo à criação audiovisual autoral e para a revelação de novos talentos na área.
A premiação reconheceu as melhores produções em várias categorias, entre elas, “Ratoeira” como destaque em Animação, o pôster “Setembro Amarelo” na categoria de Pôster, “Aperte o Start” como Melhor Podcast, e “Andrômeda” na categoria de Sistema de Identidade Visual.
A fotografia premiada, intitulada “Secas de Esperanças”, abordou questões relacionadas à seca e às dificuldades na região Norte, enquanto o documentário “Vidas Submersas” foi o vencedor na categoria Melhor Documentário, trazendo à tona histórias impactantes e questões sociais.
Orlando Jr., cinegrafista com 20 anos de experiência, foi o palestrante convidado do evento. Ele compartilhou momentos e desafios de sua trajetória profissional, trazendo uma visão prática e inspiradora para os estudantes sobre a carreira no audiovisual. Sua presença enriqueceu ainda mais o MARD, conectando teoria e prática e motivando os participantes a explorar o potencial do cinema e da fotografia como ferramentas de expressão e transformação.
Encerrando o evento, houve sorteio de brindes oferecidos pelos patrocinadores, aumentando o clima de celebração entre os participantes. O grande prêmio MARD foi entregue em uma cerimônia emocionante, que coroou o trabalho e a dedicação dos estudantes envolvidos. A mostra mais uma vez comprovou sua relevância, fortalecendo a produção cultural acadêmica e incentivando novas gerações de criadores audiovisuais em Manaus.
Fotos: Phil Lima/Agência Comunica