Por Letícia Gabriele
Foi em 28 de junho de 1969, após a Rebelião de Stonewall, onde gays, drag queens e transexuais protestaram contra a ação de alguns policiais de Nova York que rotineiramente promoviam batidas e revistas humilhantes em bares gays de Nova Iorque, que junho ficou reconhecido mundialmente como o mes do orgulho LGBTQIA+.
Até os dias de hoje, a comunidade LGBTQIA+ sofre represálias e preconceitos, tal assunto que até pouco tempo não era discutido, e para as pessoas que praticavam crimes de homofobia, nenhuma punição era definida perante a lei, indo contra os direitos humanos.
O mês de Junho de 2019 foi marcado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permitir a criminalização da homofobia e transfobia. Mas você sabe o que se caracteriza um ato homofóbico e transfóbico? Esses crimes são caracterizados por repulsa emocional, medo, violência, raiva ou desconforto sentido ou expresso em relação a pessoas homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais, que muita das vezes geram agressões e até mesmo morte.
Com o mundo ainda enfrentando a pandemia da COVID-19, foram necessárias algumas adaptações para que ocorresse a celebração desse mês tão importante, porque é claro, essa data não poderia ser passada em branco. Contando com a ajuda das mídias sociais, os eventos serão todos online, contando com diversas palestras e atividades, que tem em seu objetivo principal, reafirmar a importância do respeito e igualdade profissional e social de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais.
Confira:
14/6 – LGBT Fobia
O canal GNT exibirá, em 14 de junho às 0h, o episódio LGBT Fobia, da série Quebrando o Tabu. O programa mostrará os preconceitos vividos no cotidiano por pessoas LGBTQIA+.
25/6 – Globo Repórter
A edição anterior ao Dia do Orgulho LGBT contará histórias de pessoas preconceituosas que conseguiram mudar o comportamento, além de pessoas LGBTQIA+ que enfrentaram preconceitos.
28/6 – Falas de Orgulho
A Rede Globo transmitirá, em 28 de junho, o especial Falas de orgulho, que reúne as histórias de pessoas de diversos estados do país que, segundo a emissora, convivem com os desafios e orgulho da comunidade LGBTQIA+. O programa irá ao ar logo após da novela Império.
Filmes e documentários LGBTQIA+
A Globoplay disponibiliza uma seleção de filmes e documentários que abordam a temática. Há os originais Onde nascem os fortes e Ligações Perigosas; além dos documentários Favela Gay e Transgente.