Por Juliane Menezes
Os alunos da disciplina Técnicas de Locação, Apresentação e Produção em Rádio e TV puderam ter dicas sobre o uso da voz, com os alunos finalistas do curso de Fonoaudiologia. A atividade é resultado da parceria entre os dois cursos.
Tanto as turmas do quarto período da manhã, quando a da noite, puderam receber as informações.
“O coordenador de Fonoaudiologia, depois que o curso cobriu um evento dele, nos sugeriu encaminhar alunos para serem atendidos na clínica. Então pensei que podíamos fazer uma parceria para beneficiar os alunos de Fono, que poderiam mostrar na prática o que aprendem na teoria, e de Jornalismo, que precisam entender quais cuidados eles têm que ter com o voz. Afinal de contas, além do teclado do computador ou celular, usado para produzir textos para portais e jornais, o futuro jornalista tem que produzir material audiovisual quando atua em rádio, tv e até portal. Acredito que tivemos um ganho com essa atividade”.
Para a professora Aurean Cavalcante balanço da atividade foi super produtiva, “trabalhamos a questão da comunicação, da saúde vocal, numa parceria saudável entre jornalismo e fonodiologia, pois são cursos que gerenciam a comunicação, afinal é importante cuidar do instrumento de trabalho que é a voz”.
O aluno André Araújo frisou a relevância dos exercícios vocais para o fortalecimento e cuidado com a voz.
Já a aluna Juliana Neves da Costa ressalta a importância de cuidar da voz, “principalmente no dia a dia com a postura, respiração, alimentação, não somente para as pessoas da comunicação como para todas as profissões”.