Tempo quente em Manaus: 7 estratégias para reduzir as temperaturas

c

Com nova onda de calor prevista até o dia 22 de agosto em todo o Brasil. É necessário buscar formas de mitigar as temperaturas em Manaus.

Segundo a agência de meteorologia Climatempo, o calor intenso dos próximos dias tem potencial para estabelecer novos recordes de temperatura para o mês em diversas regiões do país, em Manaus as temperaturas tendem a variar de entre 36°C e 41°C durante todos os dias em que durar a onda de calor.

Com esse cenário atual, é possível reduzir as temperaturas para o próximo ano? O Arquiteto e Urbanista, Ulli Toledo, comentou as 7 principais estratégias para reduzir o calor em Manaus.

https://trello.com/1/cards/66bb58b2689077c7d6d14c2a/attachments/66c37d84f588792138c7a076/download/Review.jpg
Ulli Toledo: Arquiteto e Urbanista com 20 anos de experiência, atua como docente à 12 anos no ensino superior e na coordenação do curso de arquitetura está a 4 anos.

1° – Arquitetos devem investir em BRISE

https://trello.com/1/cards/66bb58b2689077c7d6d14c2a/attachments/66c35f640f5d2923205b7891/download/brise-0.jpg
Foto: LOPES NADAL ARQUITETURA

Segundo Arquiteto e Urbanista, Ulli Toledo, o uso de brise além de diminuir a incidência solar em uma edificação. Ele também melhora a ventilação do local, sendo assim, repelindo o calor do material e garantindo o conforto térmico do ambiente.

2° – Ter árvores em frente da residência

De acordo com Ulli Toledo, a árvore traz a sombra, que pode reduzir aproximadamente uns 10 a 20 graus de temperatura, além de também poder esfriar um pouco mais o ambiente.

A árvore é responsável mudar a direção do vento, ou seja, quando o a árvore recebe ventos, ela acaba criando uma espécie de filtro e redireciona o vento, podendo entrar numa janela e trazer conforto térmico na residência.

https://trello.com/1/cards/66bb58b2689077c7d6d14c2a/attachments/66c35fefbbbf21f192fda366/download/Dama-da-noite-Fonte-Solucoes-Para-Cidades.jpg
Foto: Via Plantei

3° – Utilizar “PORÕES” e “TORRES” como tecnologia sustentável

Ao ser questionado sobre tecnologias sustentáveis para reduzir o calor, Ulli, comentou sobre a utilização de Porões.

“Nossa tem tecnologias tão simples, nós podemos fazer os famosos porões. Os porões nada mais é do que um ar-condicionado natural, porque ele abre uma espécie de subsolo e tem uma ligação direta com a terra. E que já traz uma um janelas, na fachada e o piso. Ele é um pouco elevado. Então o ar passa por essas janelas e esfria.” Explicou.

Outra tecnologia comentada por Ulli, foram as Torres. “As torres são espécie de ventilador. Então ele busca o ar lá de cima e esse ar vai descendo até resfriar o ambiente. Então isso pode ser usado num prédio, pode ser usado em área áreas abertas, enfim, são chamadas torres de ventilação, é uma tecnologia fantástica!” – Acrescentou.

4° – Planejamento urbano de áreas verdes

Segundo Ulli, o planejamento urbano pode auxiliar no planejamento de áreas verdes, permitindo que a cidade Manaus tenha calçadas mais largas e áreas mais arborizadas, além de criar uma faixa verde onde essas árvores fosse colocada, mesmo que ela fosse árvores com um tamanho mais reduzido para que não atingisse a área de fiação elétrica.

https://trello.com/1/cards/66bb58b2689077c7d6d14c2a/attachments/66c360c7f22fe40b592ca322/download/30530134151_548c1fdb76_o.jpg
Rua de Caxambu MG com tons diferentes de quaresmeiras e outras especies adequadas para calçadas Foto: FunVerde

5° – Conscientizar a população sobre os benefícios da arborização

Ao invés de derrubar às árvores, Ulli Toledo, trouxe a opção de transplante de árvores para novas construções de residências e estabelecimentos. “Imagina essas árvores todas que seriam derrubadas fossem transplantadas em uma outra região e quando o condomínio fosse finalizado pudesse transplantar de volta aquelas árvores que foram cruelmente assassinadas. Olha o quanto de benefício iria nos gerar.” Disse

6° – Construção que são mais eficazes para lidar com o calor intenso na região amazônica

Sobre os materiais sustentáveis para construções da região Amazônia, Ulli Toledo citou alguns materiais, como o isopor de ESP que reduz significativamente o calor interno da edificação, o uso de fibra Lã de Vidro ou Lã de Rocha que são enchimentos que são colocados dentro das paredes de gesso acartonado, eles ajudam muito tanto para diminuir o calor quanto para reduzir a acústica.]

Além de materiais, Ulli, previu que futuramente será necessário áreas molhadas “Futuramente vão ser necessário para nossa região, são áreas molhadas ou seja áreas como chafarizes, áreas que tem a água porque por conta dessa loucura que está acontecendo com a nossa região, que é conhecida como uma região de temperatura mais úmida, com 98 90% umidade. E atualmente a nossa a nossa umidade está chegando a 50 a 40 já chegou até 30%, que é uma unidade de Brasília de cidade seca, é isso é muito preocupante na nossa região, então quanto mais água em volta do Rio Amazonas, nós estamos precisando de água nas áreas internas da área urbana para poder ter um pouco mais de umidade que é um absurdo então futuramente nós vamos precisar de mais áreas molhadas.” Explicou

7° – Hábitos para reduzir as temperaturas

Para reduzir as temperaturas na residência, Ulli Toledo, listou 3 hábitos para serem feito em casa para amenizar as temperaturas.

• Deixar portas e janelas sempre abertas
• Evitar desperdício de água
• Usar a iluminação natural para evitar o uso de energia em casa

Além dessas estratégias, o Climatempo alerta que a qualidade do ar também será motivo de preocupação nos próximos dias devido as altas temperaturas. Com a umidade relativa do ar caindo abaixo dos 20% em várias regiões, a população deve enfrentar condições de ar muito seco, o que pode agravar problemas respiratórios e aumentar o risco de incêndios florestais.

No caso do Amazonas, a fumaça das queimadas tanto na Região Metropolitana de Manaus quanto no Sul do Estado pode piorar o quadro de doenças respiratórias.

Texto: Danielle Bernardes / Fametro


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *