Por Thais Justiniano
Há décadas, pesquisadores buscam uma vacina capaz de vencer a luta contra o HIV. No estudo publicado pela Internacional da Vacina da AIDS (IAVI) em parceria com a Scripps Research, foi descoberto um potencial imunizante contra o vírus da AIDS.
Testes clínicos realizados em humanos com uma nova vacina contra o HIV tiveram resultados promissores na fase 1. Segundo os pesquisadores, 97% dos participantes que receberam a injeção desenvolveram células imunológicas capazes de combater a infecção pelo HIV.
Durante a pesquisa inicial por um imunizante contra o vírus da AIDS, os pesquisadores testaram uma nova abordagem contra o agente infeccioso que afeta mais de 38 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta vacina busca estimular a produção de células imunes raras no organismo dos voluntários e que são fundamentais para o processo que gerará anticorpos contra o vírus de mutação acelerada, o HIV.
Mais de quarenta pessoas participaram da primeira fase dos testes clínicos que avaliam segurança e anticorpos. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um grupo de baixa dose e um grupo de alta dose. Eles receberam duas doses do imunizante ou do placebo, com dois meses de intervalo entre elas.
Os resultados mostraram que entre aqueles que receberam a vacina, 97% desenvolveram as células imunológicas corretas para prevenir uma infecção pelo HIV, os chamados anticorpos amplamente neutralizantes (BNAbs, na sigla em inglês).