Por Jaciara Ferraz
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, definiu as datas para a realização do 23º Festival Amazonas de Ópera. O evento inicia dia 6 de junho e vai até o dia 20 do mesmo mês.
O Festival acontece há mais de 20 anos e reúne centenas de pessoas em um dos cartões postais de Manaus, o Teatro Amazonas, localizado no Centro da cidade. A última edição ocorreu em 2019, por causa da pandemia causada pelo coronavírus e, este ano, precisou se adaptar. O público poderá prestigiar o evento através do YouTube e da Tv Encontro das Águas, canal 2.1.
Desta vez, a programação é totalmente dedicada a compositores e intérpretes brasileiros através de concertos, óperas, recitais, webnars e vídeos educacionais, transmitidos durante o mês.
Canções de nomes conhecidos da música amazonense, como Celdo Braga, Ronaldo Barbosa, Waldemar Henrique, Lindalva Cruz, Adroaldo Cauduro, Ketlen Nascimento, Osmar Oliveira, Candinho, Altino Pimenta, Claudio Santoro, Pedro Amorim e Arnaldo Rebelo, estão na programação.
“Três Minutos de Sol”, de Leonardo Martinelli, abrirá a programação no dia 6 de junho, às 19h (horário de Manaus). Ópera de câmara, com libreto de João Luiz Sampaio, aborda os relacionamentos em tempo de pandemia. Narra a história de três pessoas que estão em lugares diferentes, cada uma em sua casa, que convivem e se relacionam por meio das mídias sociais. O nome da ópera faz referência ao tempo em que uma dessas pessoas fica perto da janela esperando o sol bater diariamente por apenas três minutos.
Obra de Eduardo Frigatti, “O Corvo” será apresentada no dia 13 de junho, às 19h. Baseada no poema de Edgar Allan Poe, traduzido por Machado de Assis, a ópera será uma ilustração de 20 minutos que narra a visita perturbante de um corvo a um homem que acaba de perder sua amada, e que vê a ave como uma mensageira sobrenatural.
Já “Moto-contínuo”, de Piero Schlochauer, encerrará o festival no dia 20 de junho, às 19h. Com libreto de Beatriz Porto, Isabela Pretti e Piero Schlochauer, a obra conta a história de uma inventora que recebe um pedido para construir um moto-contínuo que leve um homem viajante ao espaço.
Confira a programação completa através do site: http://fao.teatroamazonas.com.br/