Combate à dengue envolve equipe multifacetada

c

A população tem protagonismo importante na hora de combater a dengue no Brasil

Por Matheus Moreira

O eliminar criadouros do mosquito da dengue, Aedes Aegypti, em casa, e estratégias do governo, como a vacinação pelo SUS, campanhas educativas e novas tecnologias de controle vetorial. A população deve verificar semanalmente seus domicílios e eliminar água parada, enquanto o governo aposta na vacinação para a faixa etária de 10 a 14 anos e na introdução de tecnologias de controle vetorial. A população deve verificar semanalmente seus domicílios e eliminar água parada, enquanto o governo aposta na vacinação para a faixa etária de 10 a 14 anos e na introdução de tecnologias como o método Wolbachia.

As principais ações que devemos orientar a população em geral a seguirem são essas:

. Elimine a água parada: Mantenha caixas- d´água, tonéis e outros reservatórios sempre bem tampados. Descarte garrafas, embalagens e pneus de forma adequada ou guarde-os locais cobertos.

. Cuidados com plantas: Coloque areia nos pratos de vasos de plantas ou lave-os com bucha e sabão semanalmente.

. Limpeza regular: Mantenha calhas, lajes, ralos e bandeijas de ar-condicionado e geladeira limpos e secos.

. Descarte correto do lixo: Mantenha lixeiras bem tampadas e não acumule lixo e entulho no quintal.

. Outros cuidados: Amarre bem os sacos de lixo, instale telas em ralos, estique lonas para evitar possas d´água e permita a entrada dos agentes de saúde em sua residência.

Seguindo essas ordens dos órgãos de saúde, iremos assim acabar o quanto antes com essa epidemia, e não custa ressaltar em caso de algum sintoma como: febre alta de Inicio repentino, dor de cabeça intensa (especialmente atrás dos olhos), dores musculares e articulares, mal-estar, náuseas e vômitos, procure imediatamente uma das unidades de saúde espalhadas nós diversos pontos da sua cidade.

Para mais informações sobre a doença acesse o site do ministério da Saúde ou ligue para o número: www.gov.br ou 08006448001.

 


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *