Por Camila Vieira e Jonas Vasconcelos
No dia 5 de novembro, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apreendeu mais de meia tonelada de drogas entre maconha e cocaína, avaliadas em R$ 13,5 milhões, durante uma operação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Além disso, a Polícia Civil realizou a ação na segunda-feira (3) e apresentou os resultados em coletiva de imprensa.
A polícia apreendeu, portanto, a meia tonelada de drogas em uma casa de alto valor no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. No local, a equipe policial encontrou 531 tabletes de maconha e 17 de cocaína, além de uma máquina seladora e caixas usadas para embalar as drogas. A polícia também apreendeu duas caminhonetes, uma Chevrolet S10 branca e uma Mitsubishi L200 Triton.
Segundo as investigações, a organização criminosa distribuía o material ilícito em diversos pontos da cidade. Além disso, os criminosos atuavam em atividades ligadas à agropecuária como fachada para disfarçar o esquema de tráfico. Dessa forma, a polícia prendeu em flagrante um homem, de 37 anos, e uma mulher, de 32, durante a operação.
O delegado-geral Bruno Fraga enfatizou o trabalho integrado da equipe, que sinalizou um novo perfil de atuação no tráfico. “Dessa vez, não era uma grande facção da fronteira, mas sim pessoas que se passavam por empresários para lavar dinheiro e manter o comércio de drogas”, destacou.

De acordo com o delegado Mário Paulo, o suspeito seria responsável por receber carregamentos de entorpecentes na BR-319 e coordenar a distribuição.

Essa foi a segunda grande apreensão do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) neste mês de novembro. Somadas, as ações totalizam 1,3 tonelada de drogas e um prejuízo estimado em R$ 38,5 milhões ao crime organizado.
O casal irá responder por tráfico e associação para o tráfico e segue à disposição da Justiça.