O descaso na saúde pública em Manaus

c

A ausência de equipamento no Hemoam leva o falecimento da filha de influenciadora digital

A influenciadora digital Ellen Lima de Souza, mais conhecida como Magrinha Ellen, que atualmente conta com mais de 100 mil seguidores no Instagram, compartilha diariamente sua rotina de casa, trabalho e família com o seu público. No dia 12 de setembro deste ano, a influenciadora usou sua rede social para comunicar que a filha Luna Lima Lemos Pinheiro, de 5 anos, havia contraído uma bactéria enquanto estava internada na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), onde realizava o tratamento de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) desde o dia 26 de agosto deste ano. Quem a acompanha, via a rotina diária de Magrinha Ellen e a situação na qual a filha se encontrava.

Foto: Divulgação/Hemoan

A influenciadora usou a rede social para comunicar os seguidores sobre a piora no quadro da criança e relatar que a filha precisava de um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), por conta de uma bactéria que a atingiu durante a internação, mas que não havia equipamento disponível no hospital que pudesse atender as necessidades da paciente.

Sem resposta positiva do Hemoam, Magrinha Ellen contou com a ajuda de outras influenciadoras de Manaus para que pudessem conseguir um leito em outro hospital e reverter a situação na qual a filha se encontrava.  Abalada, Ellen expôs a falta de assistência do hospital:

A minha filha não está bem, está precisando de uma UTI e não tem UTI gente… Não tem vaga nos hospitais e a UTI que era para estar pronta, não está! É revoltante, é doloroso. Eu não estou aqui como blogueira, nem digital influencer, eu estou aqui como mãe desesperada […], já era para o hospital estar pronto, mas não está por falta de material”, afirmou a influencer.

Após as tentativas, a criança foi transferida para a UTI do Hospital e Pronto Socorro Infantil na Zona Oeste da capital, mas no fim da tarde do mesmo dia, a influenciadora comunicou, por meio de uma publicação no Instagram, o falecimento da filha.

Nota de falecimento de Luna postada no Instagram da mãe.

Reforma e orçamento

A reforma no Hemoam começou em 2014, no mandato do ex-governador caçado José Mello, mas foi paralisada após Amazonino Mendes (Cidadania) assumir o cargo de governador do Estado, em 2017. A obra com orçamento previsto em R$ 40 milhões de reais foi retomada em 2019 pelo governador reeleito Wilson Lima. No mesmo ano, o governante arrecadou um aditivo de R$ 9 milhões de reais para que as obras fossem concluídas. Com a pandemia da Covid-19, a reforma teve novamente uma paralisação e só foi retomada na segunda quinzena de março de 2021.

A entrega da nova unidade do hospital ficou prevista para agosto deste ano, onde ampliaria até sete vezes a quantidade de leitos de internação, passando de 26 unidades para 191, que iriam possibilitar a assistência integral aos pacientes, atendendo toda a demanda de tratamento contra o câncer infantojuvenil do Estado do Amazonas, mas até o momento não houve conclusão.

Governo do Amazonas

A Secretaria do Estado de Saúde (SES-AM) informou, que a paciente estava internada na rede estadual desde o dia 21 de agosto, e que recebeu a assistência e tratamento necessário além de afirmar que a solicitação de leito foi feita às 11h39 e a autorização foi dada às 12h14 – 34 minutos depois.

A SES-AM esclareceu, ainda, que não há falta de leitos pediátricos no Estado e atualmente conta com uma taxa de ocupação de 54,1% dos leitos de UTI infantil disponíveis na rede estadual.

Procurados pela Rede Amazônica, o secretário Anoar Abdul Samad informou que em nenhum momento a direção referiu falta de qualquer material ou medicamento para a paciente. “Foi solicitado uma UTI para essa criança, por volta das 11h30. 30 minutos depois foi autorizada essa transferência e ela foi transferida. Ela também foi encaminhada para sala estabilizadora, onde foi entubada e infelizmente, não suportou o quadro”, afirmou Anoar.

Além de expor a situação sobre a falta de equipamento no hospital, Magrinha Ellen afirmou que não havia itens de necessidade básica, como copo descartável na rede pública hospitalar disponível para pacientes e acompanhantes, sendo necessário a família adquirir esses itens para que fossem utilizados.

Em nota, a SES-AM apontou que as informações não procedem e reforça que apenas itens de higiene pessoal como toalha, sabonete, escova de dentes e creme dental são solicitados à família. No caso de pacientes que não podem adquirir por questões financeiras, é distribuído gratuitamente por meio de grupos de apoio.

A influenciadora após o ocorrido

Procuramos Ellen para entrevista através da sua rede social, onde não obtivemos resposta positiva para a composição da matéria investigativa sobre o caso. Houve também uma tentativa por meio do Whatsapp e a resposta da assessoria da influenciadora foi que ela não dá entrevistas sobre o que enfrentou.

No período de todo o processo, Magrinha Ellen postou vídeos denunciando o que estava acontecendo e clamava por ajuda para que a filha pudesse ter um atendimento necessário. Logo após o ocorrido, a influenciadora não comentou mais sobre o caso na rede social.

Apelo de Ellen feito em sua rede social

Investigação

Este não é um fato isolado, diversas mães que não quiseram se identificar nesta matéria confirmam que o hospital não possui materiais básicos.

A respeito da conclusão das obras, foi publicado no portal da transparência no dia 16 de fevereiro de 2022, às 10h15, que o Governo do Amazonas estava avançando nas obras da fundação e ao final da reforma o lugar teria disponível 191 leitos – como dito acima – além dispor de UTI adulto e infantil, farmácia 24 horas, centro cirúrgico, entre outros.

Procuramos também a assessoria do Hemoan, que informou que não há nada a declarar a respeito do assunto, e que a SES-AM já havia se pronunciado na época do ocorrido.

Essa matéria foi baseada em fontes documentais que se encontram em:

Fontes:

Portal da Transparência do Hemoam: https://www.hemoam.am.gov.br/index.php?secao=viewnoticia&codigo_noticia=703&pagina=74

G1Amazonas: https://g1.globo.com/google/amp/am/amazonas/noticia/2022/09/14/filha-de-magrinha-ellen-morre-e-influenciadora-denuncia-falta-de-estrutura-no-hemoam-em-manaus.ghtml

Radar Amazônico: https://radaramazonico.com.br/nas-redes-sociais-magrinha-ellen-desabafa-sobre-a-morte-da-filha-e-reitera-falta-de-materiais-no-hemoam-ta-faltando-sim/#:~:text=A%20influenciadora%20digital%20Magrinha%20Ellen,complica%C3%A7%C3%B5es%20causadas%20por%20uma%20leucemia.

D24AM: https://d24am.com/amazonas/familiares-dao-o-ultimo-adeus-a-filha-da-influenciadora-magrinha-ellen/

Blog do Mario Adolfo: https://www.blogdomarioadolfo.com.br/filha-de-influencer-do-am-morre-ao-contrair-infeccao-durante-tratamento-de-leucemia/

 

 

 

 


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *