A inteligência dos pássaros e a IA como apoio à vida acadêmica, são discutidas no segundo dia do Concifa

c
O pesquisador Cleudilon Silveira destacou aspectos surpreendentes no comportamento dos pássaros
O pesquisador Cleudilon Silveira destacou aspectos surpreendentes no comportamento dos pássaros

O ambientalista Cleudilon Silveira e o professor Felipe Dutra Asensi, abriram a programação desta quinta-feira, 17/10, pela manhã, no segundo dia da nona edição do Congresso Científico Fametro (Concifa). As atividades acontecem nos turnos da manhã e da noite, no auditório Naide Lins, localizado na unidade 2 da Fametro, na avenida Djalma Batista, zona Centro-sul de Manaus.

Com o tema “Inteligência dos pássaros frente ao novo cenário ambiental”, o pesquisador Cleudison Sena, compartilhou sua experiência de mais de duas décadas, que revela aspectos surpreendentes sobre essas criaturas. O pesquisador destacou que ao longo de 20 anos, aprendeu a imitar os sons de diversas aves e constatou que os pássaros são criaturas muito mais inteligentes do que se pensava, possuindo habilidades cognitivas complexas. Os papagaios, assinalou se destacam nesses aspectos devido a capacidade de se comunicar e uso da linguagem nos contextos sociais.

“A inteligência dos pássaros no enfrentamento das mudanças climáticas, mostra que eles procuraram segurança no hábitat do homem, fazendo ninhos nos telhados das casas, entram na cozinha, bicam grãos que estão à mesa, isso, sem pedir permissão ao dono, que da mesma forma que nós entramos no rio deles, eles também chegam aí na nossa piscina, tomam banho no nosso chafariz, se alimentam das nossas frutas” declarou.  

Cleudilon Silveira, observou que esses comportamentos nos desafiam a repensar nossa percepção sobre esses animais fascinantes. “À medida que a pesquisa avança, fica claro que as aves são muito mais do que simples seres voadores; elas possuem mentes complexas que merecem nossa atenção, cuidado e respeito”, sintetizou.

 A Inteligência Artificial 

A inteligência Artificial é um importante apoio para a vida acadêmica, defende o pesquisador Felipe Asensi

No segundo momento da programação, o professor Felipe Asensi, explanou por meio de videoconferência, o tema “A inteligência artificial na vida acadêmica”, revelando que a inteligência artificial (IA) vem se tornando cada vez mais integral na vida das pessoas, principalmente dos alunos, revolucionando não apenas o ensino, mas também a pesquisa e a gestão educacional.

O professor ressaltou que ao contrário do senso comum que tende a encarar essa inovação com resistência a IA deve ser usada como ferramenta de auxílio nos trabalhos acadêmicos.

“Em um futuro próximo, a IA pode ser um apoio importante para o desenvolvimento de trabalhos, o que não significa que irá substituir a pesquisa, o talento e a criatividade. Mas precisamos deixar a resistência de lado e olhar a IA sem tabus, sem ninguém te olhar de cara feia, ou surpreso, porque essa tecnologia estará mais incorporada à nossa rotina”, defendeu o professor que acrescentou que a Amazon, maior livraria e editora do mundo, já usa a IA.

Compartilhamento de conhecimentos reúne alunos, pesquisadores e colaboradores no Concifa

Felipe Asensi concluiu informa que universidades e outras instituições de ensino estão criando novas formas de aprendizado com as tecnologias baseadas em IA, para o melhor desenvolvimento intelectual de alunos e professores, transformando um novo modelo no ambiente educacional.

O Concifa, que iniciou na quarta, 16, prossegue até a sexta-feira, 18/10 reunindo alunos, professores, pesquisadores e colaboradores da Fametro e outras instituições com o objetivo de compartilhar conhecimentos e informações atualizações sobre os temas contemporâneos.

Texto: Tânia Felix 

Fotos: Arielly Santos


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *