Seminário promove oficinas, exposições e debates em dois espaços do centro histórico de Manaus e fortalece o cenário das artes visuais no estado.
Nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/11), a galeria do largo e o centro cultural do palácio da justiça serão palco de um importante encontro da arte contemporânea amazônica. “Amazonas Artes Visuais 2025 — Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia” reunirá artistas, curadores, produtores e estudantes para discutir os caminhos da produção artística na região.
O evento é realizado pelo Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, e conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Dessa forma, a proposta é estimular a troca de experiência e fortalecer o cenário das artes visuais no estado. Além de debater técnicas e estilos, a programação do evento propõe refletir sobre o papel da arte como forma de resistência, expressão e identidade na Amazônia.
Com inicio às 9h a 12h, na galeria do largo, acontecerá oficinas praticas com foco em processos criativos e técnicas utilizadas por artistas visuais amazonenses. Durante a tarde, das 14h às 18h, o Seminário de “Artes Visuais – Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia” ocorrerá no auditório do Palácio da Justiça. A programação inclui palestras, apresentações de projetos e comunicações de pesquisadores e artistas convidados em Manaus para debater a arte contemporânea na Amazônia.
O encontro é resultado de uma parceria entre o Centro de Artes Visuais Galeria do Largo e o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, reafirmando o compromisso das instituições com a formação artística e o fortalecimento da economia criativa local.
Com entrada gratuita, o “Amazonas Artes Visuais 2025” se consolida como um espaço de diálogo e formação para quem produz e acompanha arte no estado. Ao valorizar artistas locais e promover debates sobre o território, o evento reforça a importância da arte como instrumento cultural, político e identitário da região.
Assim como as oficinas de artes promovidas pelo o evento no largo, o público também pode participar da mostra de artes “Galeria do Largo 20 anos”, aberta no dia 8 de novembro, segue até fevereiro de 2026 e conta com quatro exposições: uma coletiva — “Ilhática Amazônica: sobre arte amazonense”, com 54 artistas — e três individuais, além de duas manifestações artísticas que envolvem performances e objetos instalativos.
Segundo o curador da Galeria do Largo, Cristovão Coutinho, a mostra representa um momento de plena maturidade da produção artísticas amazonense. “É importante o público presenciar uma produção atual, diversa e culturalmente potente. A exposição reúne várias linguagens, fotografia, vídeo, grafite, desenho, objetos — e mostra que nossa arte está pronta para estar em outros espaços, dentro e fora do estado. A intenção é fortalecer a identidade da arte amazônica”, destacou em entrevista para agencia amazonas.
Além do seminário, nesta sexta-feira (14/11), a cidade recebe o festival literário de Manaus (FLIM) que busca movimentar o cenário literário da região e celebrar todas as formas de artes.
Confira como foi o evento “Amazonas Artes Visuais 2024”:
https://www.instagram.com/reel/C_GWH6fJlz3/?igsh=ZGg5M2NveG05c251