Bastante celebrada, criatividade é a chave para a inovação

c
A criatividade é uma habilidade que precisa ser estimulada

Por Gerson Brenner

A criatividade é uma habilidade humana bastante valorizada quando bem explorada. No Brasil existe uma data especial para comemorar esta aptidão que pode ser compreendida como a habilidade para criar, idealizar e produzir inovações.
Nesta terça-feira, dia 17 de novembro é comemorado o Dia da Criatividade. A psicóloga Elisangela Dolzane, que tem pós-graduação em Psicologia Jurídica e atendimento clínico e que atua na área da psicologia ha mais de 10 anos, explica que cada indivíduo possui a capacidade de inventar coisas e fazer com que outras pessoas se surpreendam e isso se chama criatividade.

 

A psicóloga Elizangela Dolzane destaca: pensamentos positivos são estímulos para criatividade Foto: Miguel Almeida (Seas)

“A criatividade pode ser conceituada como um conjunto de competências que sugere uma melhor adaptação e originalidade de um indivíduo em criar soluções apropriadas e ao mesmo tempo inovadoras em diversos contextos”, explica Elizângela Dolzane.

Ideias– Para a estudante de Direito da Fametro, Hellen Cristina, 24 anos, a criatividade pode ser entendida pela produção de “ideias mirabolantes”. Em outras palavras é aproveitar ideias que iriam ser descartadas, produzir algo útil e se divertir com a construção desses afazeres.

“Em diversas situações, quando somos muitos metódicos, acabamos batendo de frente com os mesmos problemas. Usar criatividade para contornar as situações acaba resolvendo problemas”, explica.

Para o estudante do 2°período de Pedagogia, Rafael da Silva, 22 anos, a criatividade é quando alguém cria algo que nunca foi feito, inova e também dá soluções a problemas a partir de ideias.

“A necessidade de resolver problemas faz com que sua aptidão criativa cresça e assim surgem as ideias. Geralmente, eu tenho mais capacidade fazer e resolver as coisas quando estou de cabeça fria, quando não estou estressado e cansado. A tranquilidade me faz pensar mais e assim tenho controle do que posso fazer”, complementa.
A criatividade passa pela superação de situações desafiadoras

Superação -A criatividade passa pela habilidade de superação. Então um dos mais importantes benefícios dela é a capacidade de encarar obstáculos e superá-los.

Segundo a psicóloga Elizangela Dolzane  o não conformismo fez com que a humanidade realizasse o inimaginável como voar, percorrer as profundezas do oceano, ir a lua, entre tantos outros feito, foi preciso e necessário encarar os limites e superá-los propondo soluções inovadoras”.

E de quebra, ela diz que a mente tem um papel fundamental para a criatividade: “Pessoas que cultivam emoções positivas são mais criativas, são mais felizes e essas emoções são capazes de ampliar o nosso repertório mental, melhorando e elevando os nossos comportamentos para atitudes saudáveis e pensamentos mais criativos e eficazes.”

Potencial criativo – Todas as grandes ideias de empreendedorismo, invento, marketing digital, redes sociais e todas as tecnologias que hoje podemos disfrutar, surgiram de um potencial criativo da humanidade e esse potencial é o principal responsável por conferir toda estrutura que sustenta a sociedade.
Existem várias teorias que tentam explicar como estimular a criatividade, como a neurociência – que trabalha com processos neurais que podem contribuir com o estímulo e a psicologia positiva que entende que emoções positivas acentuam um processo criativo.

Reinvenção – A pandemia afetou diversos meios, como as instituições de ensino que tiveram que migrar da modalidade presencial para o ensino a distância devido ao isolamento social. Assim como as instituições de ensino foram afetadas, a classe artística foi uma das mais prejudicadas, diversos artistas se encontraram em estado de vulnerabilidade e muitos se viram obrigados a desistirem da carreira e procurarem alternativas que os tirassem da tal situação.
Artistas com grandes públicos em escala nacional fizeram lives em plataformas de streaming como YouTube, com intuito de arrecadar fundos para artistas que perderam empregos e não conseguiam se manter financeiramente devido a pandemia da Covid-19. Nenhum momento exigiu tanta criatividade, resiliência e inovação como agora com a crise provocada pela expansão do Covid-19.


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *