Por Guilherme Pacheco/Agência Comunica
A palavra “puxirum”, de origem tupi, significa algo próximo de auxílio mútuo ou o ato de coletivo de ajudar uns aos outros. É justamente com essa ideia de apoio entre profissionais da comunicação que a a IX Semana Acadêmica de Design e Jornalismo (Sajor) do Centro Universitário Fametro teve início na última terça-feira, 5/11, com o tema “No Puxirum da Comunicação – Os Desafios de Designers e Produtores Audiovisuais no Amazonas”.
Organizado pelos alunos do 5º período dos cursos de Jornalismo e Design, o evento teve sua já tradicional abertura realizada no Auditório Naíde Lins, na unidade 2 da Fametro. O primeiro dos quatro dias de programação trouxe especialistas em produção audiovisual para ter um bate-papo aprofundado com os alunos sobre os principais desafios da área na cidade.
Os convidados da noite foram Luana Rocha, diretora de arte e CEO da Think Studio; Francisco Barboza, filmmaker e publicitário com experiência em grandes marcas; e Saleyna Borges, especialista em Assessoria de Comunicação Audiovisual e Mídia Sociais.
“Trabalhamos muito para que essa semana se tornasse realidade, para que conseguíssemos convidados interessantes e para que os alunos pudessem sentir que estamos agregando em algo para a vida acadêmica e profissional deles”, destacou o aluno Gabriel Horta, do curso de jornalismo e parte da comissão organizadora desta edição da Sajor.
Com oito edições realizadas anteriormente, a Sajor possui uma história de quase uma década que remonta ao início do curso de Jornalismo dentro da instituição, em 2015. Para a coordenadora do curso, Leila Ronize, o segredo para a longevidade do projeto foi o entendimento gradual de que “as melhores ideias são dos alunos”.
“A semana Acadêmica foi crescendo e com o tempo deixou de ser aquela coisa que geralmente vinha dos professores, já que, na época, a organização era responsabilidade deles”, explicou. “Quando assumi a coordenação, eu sempre percebi que as melhores ideias são dos alunos, porque, afinal de contas, esse é um evento sobre o que eles desejam aprender”.
Foi essa confiança nos alunos que garantiu à Sajor uma evolução exponencial nas últimas edições, abordando temas cada vez mais contemporâneos e pertinentes ao mercado de trabalho atual, como o uso da inteligência artificial na comunicação, tema da edição anterior.
Grande parte desse crescimento também se deve à adesão do curso de Design à semana acadêmica, que desde 2023 tem contribuído para a organização da programação e identidade visual dos temas escolhidos. Para o coordenador do curso, Silas Menezes, essa é uma parceria que ainda tem muito a agregar para os estudantes e para o mercado manauara.
“São dois cursos voltados para a comunicação, então, pensando nessa comunalidade entre design e jornalismo, tentamos fazer com que nossos alunos trabalhem juntos, aprendendo de ambos os lados. Os resultados dessa parceria têm sido muito positivos para que possamos formar alunos integrados e com um network bem firmado”, explicou.
O resultado de mais uma parceria como essa não poderia ter sido melhor nesta 9ª edição, que angariou um público engajado em sua primeira noite. Entre os alunos que estiveram presentes durante a palestra, Gabriel Souza, do 3º período de design, foi um dos que mais tiraram proveito da noite.
“Já faz um tempo que eu penso em mergulhar de cabeça na produção audiovisual e essa primeira noite foi simplesmente incrível. Poder ouvir e conversar com pessoas que você sabe que possuem um trabalho renomado é sempre muito bom”, concluiu.
Ellen Viana, do 7º período de jornalismo, também não deixou de rasgar elogios à Sajor. “A organização, a programação, o currículo dos convidados e o conteúdo geral em si trouxe perspectivas muito interessantes para nós que estudamos nos tornar bons jornalistas e bons comunicadores”.
Programação Sajor
E a programação da IX Semana Acadêmica de Design e Jornalismo continua nesta quarta-feira, 6/11, com a realização das já amadas oficinas. Pela parte da manhã, Jennifer Bonates e Ítalo Almeida ministram as oficinas “MasterClass Videomaker – Do básico ao avançado” e “Produção de Cinema – Possíveis Caminhos para Iniciantes na Área”, respectivamente.
À noite, a partir das 19h, Camila Henriques lidera a oficina “Introdução à Crítica de Cinema”, enquanto Alcides Netto desenvolve a capacitação em “Narrativas Amazônicas: Arte de Contar História com Audiovisual”. Ao mesmo tempo, Raissa Pitanga e Tiago Miranda também ministram as oficinas “UX não é só design! Técnicas para Trabalhar com Produtos Digitais” e “Introdução ao Audiovisual: do básico ao mercado de trabalho”.
Todas as oficinas são realizadas na Unidade 2.
– – –
Fotos: Guilherme Pacheco / Agência Comunica