Por Paulo Rodrigo
Com a chegada da quarentena para conter o avanço do novo coronavírus, a internet se tornou um espaço de crescimento aos criadores de conteúdo. É bem provável que você que está lendo esta matéria tenha visto algum perfil nas redes sociais tendo um salto enorme de visualizações durante a pandemia.
A internet possui, atualmente, recursos para manter sempre conectado o diálogo com o público. Muitas atividades tiveram que se converter ao mundo digital para poder funcionar na pandemia. Artistas realizaram apresentações através de live shows, premiações conhecidas mundialmente aconteceram de forma online e muitos famosos se juntaram para fazer do #FiqueEmCasa uma causa global e pertinente para sensibilizar as pessoas de que devem ficar em casa.
O consumo de mídia online teve um aumento significativo enquanto as pessoas ficavam em casa no período da pandemia. De acordo com a Comscore, empresa de análise de mídias, o conteúdo considerado familiar e jovem na internet teve um aumento de 43,1% semana a semana no começo da pandemia, passando de 637 milhões de acessos para 912 milhões de visualizações.
Criadores de conteúdo
A Carolina Bonfim, maquiadora e criadora de conteúdo voltado ao público feminino, atua no Instagram desde o começo da pandemia e afirma que procurou estudar marketing e outros componentes para criar os vídeos. “Acho importante ter um nicho adequado e seguir programação de horários, senão o conteúdo que você está gerando não será entregue ao público”, diz a criadora. O endereço do perfil comercial de Carolina no Instagram é @studiocarolinabonfim_ e vale a pena dar uma conferida.
“Meu maior retorno hoje em dia é ver que meus amigos e seguidores compartilham, é ver pessoas novas me encontrando por causa do conteúdo que eu publiquei” diz Natan Araújo, criador de conteúdo no Instagram, que além de produzir vídeos multiplataformas para os recursos da rede social, cria também para outras plataformas visando públicos diferentes. É possível acessar o perfil de Natan através do @eunatanaraujo_.
O streamer Claudio Marcião usa a internet para se comunicar com o público através dos vídeos. “Minha motivação para criar conteúdo é tentar passar uma mensagem positiva para as pessoas, fazer com esqueçam que estão em um dia ruim, preocupados com algum problema familiar ou social, e se sintam confortáveis em estar dividindo tempo e espaço comigo.” Os vídeos de Claudio estão disponíveis na plataforma Twitch e o endereço está disponível na bio do Instagram do canal, que é @cloudzinho7n.
“Meu maior desafio foi a opinião das pessoas, poderiam achar que seria uma bobagem por eu ter, de repente, começado a trabalhar com a internet”, afirma Abigail Almeida, youtuber, que completou dizendo que encontrou a carreira que realmente ama. O conteúdo da influenciadora pode ser acessado através do canal Abigail Ameida, no YouTube.
A rede social que cresceu na pandemia
O TikTok, rede social de vídeos curtos, aproveitou a pandemia para se erguer ao público. Em março de 2020, a plataforma lançou o programa TikBônus, que exibe missões diárias, como assistir conteúdos e postar vídeos na plataforma. Essas ações geravam ‘rubis’, espécie de dinheiro da rede social, que poderiam ser convertidos a valores reais através do PayPal.
O conteúdo do TikTok é diversificado. Na plataforma, é possível encontrar tutorial de maquiagem, memes gerados por convivências no dia a dia, além vídeos debatendo assuntos importantes atualmente e challenges, que são desafios criados por usuários e acabam viralizando na internet.