Curso de Jornalismo fecha 2024 com mais de 30 TCCs apresentados

c


Por Danielle Bernardes/Agência Comunica

A temporada de defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que iniciou na ultima semana de novembro, prosseguiu na segunda-feira, 16,/12, com  mais uma rodada de defesas no Laboratório de TV do curso, na unidade 2 do Centro Universitário Fametro. 

O estudante Gabriel Lopes, foi o primeiro a defender seu TCC. Intitulado “A disseminação da cultura amazonense no rádio manauara: percepção compressão na formação da identidade amazônica”, a pesquisa abordou como o rádio pode contribuir para divulgar as manifestações culturais do Estado.

A professora Tatiana Lima, orientadora da pesquisa, conduziu a avaliação, que contou com a contribuição dos professores de jornalismo Rômulo Araújo e Tânia Brandão.

Para a coordenadora do curso, Leila Ronize, a produção e as defesas dos trabalhos são fundamentais para que os alunos percebam a importância de pensar sobre os processos de produção e os conteúdos noticiosos adotando uma perspectiva diferenciada de análise, que é bem diferente da atuação do jornalista, pautada pela velocidade e precisão na captacão dos fatos.

“Este é um momento muito especial na jornada dos alunos, porque mais do que representar a etapa final da graduação, é a oportunidade que eles  têm de mostrar o aprimoramento do seu repertório cultural, acumulado ao longo do curso. É um ganho significativo, que resulta em um amadurecimento intelectual, que por sua vez, vai se refletir nas rotinas de produção deles”, destacou Leila Ronize.

Defesas

Ao defender seu projeto Gabriel Lopes,  deu destaque à relevância do rádio para a informação e conexão com a cultura amazonense.

“Eu tenho muito orgulho de ter apresentado um programa de rádio que foi muito bem na audiência, afinal, o público quer saber mais sobre o que acontece na cidade. A vontade de desenvolver o TCC nasceu dessa experiência.  Esse projeto é para estimular uma discussão sobre o potencial do rádio na região amazônica” , acentuou Gabriel.

Aprovado com a nota máxima (10,0)  pelo seu TCC,  Gabriel comemorou com os amigos do curso, familiares e colegas da Rádio Rios, que assistiram a sua defesa. 

 

Dando prosseguimento à programação, os  alunos Letícia Rolim Ribeiro, que falou sobre a cobertura realizada no caso Eloá, enfocando os aspectos de sensacionalismo e fetichização  e  Aldresson Almeida de Oliveira, que fez um passeio histórico na cobertura midiática dos anos 1980, para alertar sobre os aspectos alarmistas adotados pela imprensa, ao noticiar os primeiros casos de HIV/Aids no Brasil, fizeram duas defesas.  Ambos conquistaram nota 10 em seus TCCs.

As apresentações prosseguem nesta terça-feira 17/12 e serão concluídas na quarta, 18/12.


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *