Por Vitória Xavier
O curso de Nutrição do Ceuni-Fametro promoveu um ciclo de palestra em homenagem ao dia do nutricionista, festejado no dia 31 de agosto. O evento, realizado no miniauditório da Unidade 3, contou com uma programação intensa, com participação de especialistas e mestres, que debateram sobre alimentos seguros, princípios e prescrição de fitoterápicos, transtornos alimentares na pandemia e aspectos nutricionais na oncologia. O objetivo foi abordar técnicas aplicadas na prática e identificar situações que geralmente os alunos não veem durante a graduação.
De acordo com o coordenador do curso de Nutrição, José Carlos Ferreira, ao abordar temas relevantes da atualidade, o Ciclo permitiu agregar conhecimentos aos acadêmicos, uma vez que o profissional da nutrição é responsável por tornar um organismo mais saudável, proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar.
“O nutricionista contribui para a promoção e recuperação da saúde. É um profissional que atua em um contexto multidisciplinar, visando a intervenção nutricional como fator primordial na melhoria da qualidade de vida e saúde do paciente”, afirma.
A nutricionista Tayná Suerez, que tem especialização em Nutrição Clínica e Prescrição de Fitoterápicos na Prática Clínica e Esportiva, explicou como conseguiu instigar os próprios alunos sobre o tema. “Principalmente o tema que abordei hoje, que é sobre prescrição de fitoterápicos, uma área pouco conhecida na nutrição. A partir do que foi falado conseguimos instigar os alunos a obterem mais conhecimento a respeito do tema e futuramente, fazer uma pós-graduação, pois a Nutrição está sempre se atualizando, assim como os demais cursos da saúde”, explicou.