Pole Dance é reconhecida como esporte no Brasil

c

Por Maria Fernanda

Ao ouvir a palavra “pole” muitos assimilam às moças em casas noturnas dançando ao redor da barra vertical, não é isso que o Pole Sport quer mostrar ao público. Com movimentos tradicionais da dança misturados com acrobacias, ginástica e circo, a recém modalidade reconhecida pela Global Association Of International Sports Federations, vem ganhando espaço entre os atletas e aos que buscam uma vida mais saudável de forma mais criativa.

O Pole Sport tem ganhado popularidade por ser uma alternativa diferente aos que não conseguem se adaptar à rotina comum de séries e levantamentos de pesos em academias. O esporte trabalha, principalmente, a musculatura e a flexibilidade e pode ser praticado tanto por mulheres quanto homens, crianças, gestantes e até idosos livres de restrições médicas.

Em 2010, foi criado o primeiro estúdio de Pole Dance no norte do Brasil, o Amazonas Pole Clube. Atualmente, o espaço oferece modalidades como Pole Sport, Pole Flow, Pole on Heels, Chair Dance, Acroyoga, Tecido Circense e Dança do Ventre. A reportagem conversou com a Vivian Alencar, proprietária do estúdio, sobre os benefícios da prática.

Segundo ela, “o Pole Sport trabalha o corpo de forma completa, tonifica, define a musculatura e emagrece, define principalmente a área dos braços, abdômen, costas, além de ter também benefícios para a saúde mental por quebrar paradigmas, medos e trabalhar superação”.

Foto: Acervo pessoal

Vivian também ressaltou que há competições da modalidade, e que já conseguiu trazer prêmios para o estúdio, “já existem várias competições de Pole Sport, já levei duas atletas para competirem no Arnold Classic Brasil no Rio de Janeiro, e conseguiram ficar em segundo lugar. Isso nos deu a vaga para uma competição em Florença na Itália, não conseguimos nenhuma colocação, mas só a experiência já valeu muito a pena”.

A aluna Rosemeire Basílio, pratica as modalidades Pole Sport, Tecido e Lira, mas destacou que o pole é seu preferido, e conta um pouco de como é ser aluna do estúdio, “nem me sinto aluna, o Studio para mim parece mais meu, pois me sinto tão à vontade lá que pra mim é uma extensão da minha casa. Quando chegamos lá parecemos mais irmãs que alunas. Uma ajuda a outra, uma irmandade que nunca vi em outro lugar.”

Foto: Acervo pessoal

Ela também ressaltou as mudanças em sua saúde e bem-estar que a prática do esporte trouxe, “me trouxe vários benefícios, adquiri força e determinação. Meu corpo é outro quando pratico Pole Sport frequentemente. Cuido mais da minha alimentação, gosto de superar os desafios que o pole nos proporciona.”

O Amazonas Pole Clube fica localizado na Avenida Rio Purús, no bairro Nossa Senhora das Graças, com horários a partir das 16h de segunda a sexta, e aos sábados pela manhã. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone de atendimento: (92) 98256-2019.

 


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *