No dia 29 de janeiro iniciou a vacinação de idosos acima de 80 anos em Manaus. De acordo com a última atualização da Prefeitura de Manaus, mais de 115 mil idosos foram vacinados.
Para quem tem um familiar vacinado o momento é de alívio e alegria. Este é o caso do estudante Andrew Ericles, que teve a oportunidade de acompanhar de perto a avó, Guajarina Evangelista, para tomar a 1ª dose da vacina. “Eu nem consegui dormir muito bem de tanta ansiedade, porque nem todos tiveram esse privilégio, ela recebeu a vacina no sábado, 30 de janeiro, e foi o dia mais feliz da minha vida, uma mistura do fim da angústia e medo com alegria, gratidão e alívio”, explicou.
Guajarina tem 81 anos e está aguardando a 2ª dose da AstraZeneca. Ela conta que sentiu muito medo da doença, mas que está muito grata por ter tido a oportunidade de ser vacinada, “sou uma mocinha de 81 anos, estou velha, já vi tanta coisa nessa vida, mas nada parecido como hoje. É triste, eu fiquei com bastante medo, Deus me livre pegar esse negócio, é meio caminho andado para o céu. Naquele sábado em que fui receber a picadinha, eu me assustei. Vacina no carro? Nunca tinha visto isso. Depois da vacina, só pude fechar meus olhos e falar com Deus para agradecer por essa benção. Eu sei que nem todos tiveram a mesma sorte, por isso eu só posso agradecer”.
O mesmo sentimento de alívio foi sentido pela assistente social, Aurilene Noronha, ao levar a mãe, Adelaide, para se vacinar, “estava ansiosa, mas me senti muito feliz. Percebi que a maioria dos que estavam ali eram filhos e netos que estavam acompanhando familiares e, quando eu era criança, era ela quem me levava para vacinar e naquele momento os papéis se inverteram, assim eu pude ter o prazer de levar minha mãe para tomar a vacina”.
Adelaide Noronha conta que está tranquila para tomar a 2ª dose, pois significará que está imunizada. Enquanto aguarda, está ciente de que deve continuar seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, “continuarei os cuidados, utilizando álcool em gel, usando máscara e praticando o isolamento social, assim vamos nos prevenir”.
De acordo com a psicoterapeuta, Rosenira Ribeiro, é perceptível o nível de satisfação das pessoas por terem conseguido tomar a vacina. Além disso, destacou que o medo da doença pode despertar a ansiedade em níveis perigosos quando passa a ser patológica, “a ansiedade é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alertar em situações adversas e desconhecidas, quando passa a ser exagerada, torna-se um problema patológico que pode prejudicar bastante a qualidade de vida. Nesse caso, ao tomar a vacina os sintomas da ansiedade tendem a diminuir”.
Uma dica para lidar com esse misto de sentimentos é controlar a quantidade de tempo que passa lendo ou ouvindo notícias sobre o Coronavírus, “A Organização Mundial da Saúde, alerta para que as pessoas, durante os períodos de estresse, parem e prestem atenção nas suas próprias necessidades e sentimentos, o importante é manter a rotina, não esquecer de atividades que os levam a relaxar, como ouvir uma música; caminhar aos arredores de casa; evitar abrir as redes sociais o tempo todo. No mais, procurar fazer um bom trabalho de respiração, caso não esteja conseguindo sozinho, procure ajuda psicoterápica”.
O cadastramento no sistema Imuniza Manaus continua aberto para novos registros e para a consulta do dia e local de atendimento no site: imuniza.manaus.am.gov.br. É importante frisar a importância da vacinação para que se possa vencer a pandemia, portanto, se puder, vacine-se.