Aberto a várias interpretações e ideal
para a discussão do esgotamento mental e da paranoia, ‘Cisne Negro’ apresenta Nina (Natalie Portman), bailarina de uma prestigiada companhia de dança, que com a saída da principal estrela do grupo, que tem a oportunidade de ser a estrela do clássico “O Lago dos Cisnes”.
Quando isso acontece, sua fragilidade emocional ganha outras proporções. Ela tem um relacionamento abusivo com sua mãe (Bárbara Hershey), e com o diretor da companhia (Vincent Cassel), marcada pelo abuso moral e sexual, também a empurra para um estado mental crítico. Tudo piora com a chegada de um novo membro ao grupo, Lilly (Mila Kunis), que passa a ser sua grande rival. O ambiente já tóxico da companhia torna-se cada vez mais assustador, e Nina, cada vez mais obcecada com Lilly e com a perfeição, já não consegue mais diferenciar o real do imaginado, sofrendo de paranoias e alucinações.
2. Se enlouquecer, não se apaixone
O drama cômico ‘Se Enlouquecer, Não se Apaixone’, estrelado por Keir Gilchrist, Zach Galifianakis, Emma Roberts e Viola Davis, normalmente não se enquadra dentro do estilo de filmes que esperamos encontrar nessa lista, mas a adaptação do romance de Ned Vizzini fez um ótimo trabalho em trazer a biografia à vida, ainda mais com a dupla Anna Boden e Ryan Fleck na cadeira de direção.
A história é centrada em Craig Gilner, um jovem de 16 anos que decide se internar em uma clínica de saúde mental. Infelizmente, a ala jovem está fechada, portanto ele tem que passar a sua estadia de cinco dias com adultos.
3. Querido menino (2018)
David Sheff é um jornalista e escritor que vive com a sua segunda esposa e filhos. O mais velho deles, Nic Sheff, é viciado em metanfetamina e abala completamente a rotina da família e do lar. David tenta entender o que acontece com Nic, que teve uma infância de carinho e suporte, ao mesmo tempo em que estuda a droga e sua dependência. Nic, por sua vez, passa por diversos ciclos da vida de um dependente químico, lutando para se recuperar, mas volta e meia se entrega ao vício.
4. As vantagens de ser invisível (2012)
Ideal para se discutir as dificuldades da saúde mental adolescente e o processo de crescimento, o filme é baseado no livro de Stephen Chbosky, que também dirigiu e escreveu o roteiro. Na trama, Charlie (Logan Lerman) é um menino de 15 anos que volta à escola depois de sofrer de depressão, surgida depois de perder o melhor amigo, que se suicidou. Charlie sente-se desconfortável e perdido, e num primeiro momento consegue se aproximar apenas de seu professor de inglês (Paul Rudd). Empenhado em fazer amizades, ele conhece Patrick (Ezra Miller) e sua meio-irmã Sam (Emma Watson) na escola e passa a passar mais tempo com eles. Essa conexão ajuda Charlie a revisitar episódios dolorosos do seu passado e, aos poucos, encarar seus traumas e seguir adiante.
5. O lado bom da vida (2012)
O aclamado filme ‘O Lado Bom da Vida’, que garantiu a Jennifer Lawrence o Oscar de Melhor Atriz, é ambientado na Pensilvânia e conta a história de Pat (Bradley Cooper), um homem com transtorno de bipolaridade que ganha alta do hospital psiquiátrico e volta a morar com os pais. Enquanto tenta se reconectar com a ex-mulher, ele conhece Tiffany (Lawrence), uma viúva que sofre de depressão que promete ajudá-lo a reconquistar a esposa caso ele participe de uma competição de dança.