Por Thais Justiniano
O filme, que conta a história de um grupo de jornalistas do Jornal Boston Globe investigando abusos de crianças por padres, mostra o marco do jornalismo investigativo no século XXI. O longa de 2015, que levou duas estatuetas do Oscar como roteiro original e melhor filme, ‘Spotlight: Segredos Revelados’, dirigido por Tom McCarthy, conta uma história verídica que visa alfinetar a igreja católica, e os podres escondidos pela religião há séculos.
No início dos anos 2000, os jornalistas, em meio a incertezas, decidem reviver um caso de pedofilia dentro da igreja, e que estaria sendo acobertado pela arquidiocese. Acreditando que a história iria tratar de apenas um religioso, através de documentos que comprovem os crimes, o filme Spotlight desvenda um padrão de abuso de crianças por padres em Massachusetts, e um acobertamento pela Arquidiocese de Boston. O escândalo foi publicado pelo Globe e várias vítimas ligam para o jornal, o que leva os repórteres a acreditarem que os abusos cometidos pelos religiosos da igreja de Boston, foram ocultados por muito tempo, levando assim, a mais relatos e repercussão mundial sobre o caso.
Além de mostrar a rotina dos repórteres na busca incessante em tirar os crimes de pedoflia da igreja do oculto e fazer justiça, o filme retrata a crise de jornais da época, já que com o Boston Globe em crise financeira e sob o comando de um novo diretor, o clima entre os jornalistas era tenso, com incertezas se seus trabalhados durariam até o final do mês. Com a pauta sobre os crimes de abuso sexual envolvendo crianças dentro de templos, os jornalistas da unidade especial spotlight viram uma possibilidade de também salvar seus trabalhos.
Com todas as provas afirmando que cúpula da Igreja católica sabia dos abusos cometidos a crianças e chegando acobertar padres, a matéria jornalística saiu, criando assim uma rede de apoio entre vítimas e jornalistas, o que mostrou que a prática pedófila de religiosos era um caso disseminado, chegando assim a uma lista gigantescas de acusações de padres do mundo inteiro que durante a investigação, a Spotlight chegou até eles.
O filme bem estruturado, faz jus ao destaque na forma como a obra aborda o trabalho jornalístico, mostrando como uma imprensa livre e atuante é fundamental nas sociedades democráticas, na busca de solucionar problemas sociais e trazer justiça. Sem dúvidas, Spotlight: Segredos Revelados, é um dos melhores filmes de temática jornalística.