Por Jaciara Ferraz
Você certamente já ouviu a expressão “coisa de nerd”, mas você sabia que existe uma data comemorativa para reafirmar predileções consideradas nerds? Nesta terça-feira, 25, comemora-se o Dia do Orgulho Nerd. Esta data foi escolhida porque foi o dia em que estrou um dos filmes da famosa saga de Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, 1997.
Em tempos ditos “normais”, sem a pandemia da Covid-19, haveria muitas movimentações em todo o mundo para comemorar este dia em um evento que reunisse no mesmo lugar os fãs de filmes, séries, quadrinhos, livros, entre outros. Por enquanto, resta criar alternativas que supram a saudade de um encontro.
Nas redes sociais, um grupo de amigos criou uma página dedica a conteúdos relacionados a livros, filmes, quadrinhos, séries, jogos, entre outros, da cultura pop. Desde de 2014, a intitulada página “Café dos nerds” é utilizada como uma forma de compartilhar experiências e opiniões com quem curte o tema, “para nós, o amor pela cultura nerd/geek e pop em geral é algo que nos fascina e torna nossa vida ainda mais divertida, pois poder compartilhar com os amigos e comentar sobre os filmes, jogos, séries e outros momentos de interação acerca do universo pop agrega tanto em conhecimento, quanto oferece a oportunidade de se construir um bom network com pessoas”, explicou Stanley Costa, um dos administradores da página.
Além disso, Stanley também frisou a importância e o diferencial do conteúdo ser produzido por pessoas que possuem embasamento no assunto, pois dessa forma é possível transmitir uma opinião concreta a quem os acompanha, “gostamos de passar a eles a mesma emoção que sentimos ao abordar determinado tema. Assim como eles ficam eufóricos ou frustrados com algum filme, série, livro ou game, também passamos por isso, então mostrar uma visão mais abrangente sobre determinado tema acaba por ser torna um desafio. Gostamos de falar sobre cultura nerd pois respiramos isso todos os dias, então, o processo acaba por ser orgânico durante a criação de nossos materiais”.
Esse universo já faz parte da vida de muitas pessoas, como a Yara xx, que começou a fazer cosplay de princesa Leia, de Star Wars, para um projeto com aulas de Biologia que viria a gerar um artigo científico, “No último dia de aula, eu fui pra escola de princesa leia, era um ‘cospobre’ bem improvisado. Mas os alunos amaram, a escola ficou um caos. Queriam que eu fosse contratada pela escola até. Depois disso eu tive vontade de profissionalizar um pouco mais o cosplay, até chegar no molde atual”, contou.
Segundo ela, a paixão pelo mundo geek iniciou por intermédio dos amigos, quando a Marvel começou a lançar primeiros filmes de grande sucesso no cinema, “foi tímido, porque eu achava que não era pra mim e me sentia meio boba de ficar falando sobre os filmes, HQs, séries. Depois de um tempo percebi que eu gostava mesmo e que aquilo era eu, me representava. Hoje em dia eu adoro falar sobre!”.
O que antes era considerado coisa de criança, tornou-se febre, não é à toa que as filas das seções da pré-estreia de um filme no cinema, há 2 anos, ficavam lotadas, exalando ansiedade. Há anos esse universo movimenta a comunidade e gera engajamento até para o mercado que aproveita para aumentar a venda de produtos relacionados à cultura pop neste dia.
Quer descobrir quantos % você é nerd? Clica no link pra descobrir: https://www.buzzfeed.com/farrahpenn/what-percent-nerdy-are-you