Casa Miga: conheça a casa de acolhimento da região Norte destinada ao público LGBTQIA+

c

Por Thais Justiniano

Além de terem que lutar contra o preconceito na sociedade, há pessoas LGBTQIA+, que vivem esse preconceito dentro de suas próprias casas, ao serem excluído do próprio convívio familiar. Entidades que visam ajudar essas pessoas que acabam sofrendo represálias por causa do seu gênero e sexualidade, já existem em várias partes do Brasil e, o projeto Casa Miga é o primeiro acolhimento da região Norte destinado ao público LGBTQIA+.

A instituição que tem capacidade de acolher 18 pessoas, é a primeira a ter entre os acolhidos refugiados e imigrantes de outras nacionalidades. Além de ajudar o público LGBTQIA+ disponibilizando moradia comida e auxilio saúde, a Casa Miga visa preparar essas pessoas para o mercado de trabalho, disponibilizando cursos profissionalizantes para que elas possam seguir para uma nova jornada em suas vidas.

Segundo o coordenador geral da instituição, Lucas Brito, a triagem para as pessoas que são acolhidas na casa, é feita pela a assistente social da entidade. “O prazo de acolhimento é de 90 dias, podendo mudar conforme cada demanda. Atualmente temos uma equipe de psicologia que realiza atendimento semanal (individual e em grupo), além dos cursos profissionalizantes online e presencial, curso de inglês aos sábados e demais atividades que buscamos fazer semanalmente (rodas de conversa, oficinas).

Ainda segundo brito, o intuito é garantir a segurança (moradia), alimentação e formação dessas pessoas, já que, desde a fundação no dia 17 de agosto de 2018, a Casa funciona de forma independente, sem apoio financeiro do poder público (Estado e Prefeitura). “Conseguimos em 2 anos e 10 meses manter a casa a partir de campanhas de arrecadação online (internacional, nacional e regional), empresas privadas e a rede de amigos e parceiros que doam pontualmente”, disse.

Como ajudar a Casa Miga?

Os interessados em ajudar a entidade de acolhimento ara pessoas LGBTQIA+, pode entrar em contato com as redes sociais da casa de acolhimento ou fazer doações nas contas bancárias abaixo;

Banco Caixa Econômica – 104

Agência: 01457

Conta – Corrente : 1288.000805479072 – 2

ASSOCIACAO MANIFESTA LGBT+

CNPJ: 33.156.400/0001-40 pix: 33156400000140

Outra forma de doação é através da benfeitoria.com/casamigalgbt, onde você cadastra seu cartão e pode ser um doador mensal


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *