Ceuni Fametro reforça formas de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama

c

Por Raqueline Ferandes e Bruno Almeida

 Manaus(AM)- O curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro realizou o  evento “Todos Juntos Nessa Causa”, nesta última terça-feira (20/10), às 19h, com uma live sobre os cuidados para prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero.

O evento contou com a presença de convidados da área, que falaram sobre assuntos voltados a campanha Outubro Rosa. Um dos assuntos abordados pela médica Kátia Luz Torres, foi as formas de prevenção do câncer de colo de útero, onde reiterou por diversas vezes a importância da vacina contra o HPV e o uso de preservativos durante o ato sexual.

As formas de prevenção e tratamento do câncer de mama, foi a temática explorada pelo oncologista Gerson Mourão, diretor da Fundação Centro de Controle da Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Mourão fez uso de uma linguagem clara e objetiva sobre as prevenções e cuidados que as mulheres devem ter com o seu corpo e suas mamas para evitar o câncer.

“Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama”.

A coordenadora do Curso de Enfermagem do Ceuni-Fametro, Karine Garcez, expressou a gratidão aos profissionais que colaboraram com o evento e ressaltou a importância desta pauta dentro da formação acadêmica dos alunos de enfermagem.

“Este assunto é muito importante para saúde da mulher e saúde pública. Enfocamos nossa transmissão na importância da  prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Apesar de ser uma doença conhecida, ainda se há muito o que discutir a respeito e os acadêmicos de enfermagem, como futuros educadores e profissionais da saúde, precisam buscar atualização através de palestras desse cunho, com especialistas renomados”, ressaltou

O evento foi realizado on-line devido à pandemia de Covid -19, o que segundo Garcez, exige uma adequação à nova realidade. “Os eventos online vem sendo uma ferramenta necessária, segura e além do mais, muito útil para levar informação para um maior número de ouvintes’’, finalizou a coordenadora.

 

 

 

 

 

 

                                                      

 

 

 


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *