IX Concifa: A capacidade de mostrar vivências através de textos

c

Crônicas do bairro Mutirão ganham visibilidade

No primeiro dia do IX Congresso Científico Fametro (CONCIFA), 16/10, a professora Ângela Maria Muniz, uma das responsáveis pelo projeto “Coletâneas de Crônicas do bairro Mutirão”, desenvolvido em conjunto com alunos do 1° período do curso de Jornalismo da Fametro, apresentou os resultados desta experiência.

Ângela lembrou o contexto em que o projeto nasceu e destacou a receptividade dos alunos. “Quando convoquei a nossa sala dos turnos matutino e noturno para lançar o desafio aos acadêmicos, eles estavam lendo Eliane Brum – O Olho da Rua. Foram como o encontro do cálice com o vinho, imediatamente toparam embarcar nessa fascinante viagem. A ideia estava ancorada na convicção de que tudo – até uma gota de água – pode virar uma grande reportagem na mão de um grande repórter”, destaca a Prof.ª Ângela Muniz.

Um dos objetivos principais da professora Ângela foi o de desenvolver com os alunos, textos de gênero crônica através de pesquisas sobre o bairro Mutirão, localizado na Zona Norte da capital, demonstrando suas melhores habilidades como autores. O aprimoramento do gosto pela leitura, bem como a importância de ampliar o universo cultural e desenvolver o espírito crítico pela leitura do gênero, também foram objetivos que ela destacou que foram alcançados com a experiência.

“A reportagem transforma histórias de pessoas comuns e situações do cotidiano em crônicas reais, fazendo com que o leitor veja a si mesmo no texto”, assinalou.

A Comunidade

O bairro Mutirão, localizado na zona Norte de Manaus, possui um histórico de ocupação popular e um presente de transformação. O Mutirão se projeta como um espaço de oportunidades, cultura e desenvolvimento, o bairro ainda reflete a resiliência e a capacidade de adaptação de sua população.

A comunidade do Mutirão é marcada por uma forte identidade cultural, que se manifesta em eventos locais e celebrações tradicionais. Festivais, feiras de artesanato e apresentações artísticas são comuns, promovendo a integração entre os moradores e fortalecendo os laços sociais. Em suma, o bairro Mutirão é um exemplo de como comunidades podem se reinventar e prosperar diante de desafios.

Texto e fotos: Pietra Sadim / Fametro


Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *