Por: Kevin Joseph
Com objetivo de dar mais acessibilidade no transporte publico, pessoas com deficiência serão beneficiadas com elevadores e rampas nas novas estações de transferência. O projeto integra um pacote de obras para a Mobilidade Urbana, lançado pela Prefeitura de Manaus, construídas nos últimos meses.
Das estações construídas ao longo das principais vias da cidade, a primeira já foi inaugurada no complexo viário ministro Roberto Campos que fica entre as avenidas Constantino Nery e João Valério. Nas estações o usuário conta com ambiente limpo climatizado, iluminado, cadeira, assentos e sinalização para pessoas com deficiência que também podem acessar o local pelas rampas e elevadores nos dois sentidos da via, sendo orientados por servidores que trabalham como guia ao longo da estação.
Moradora do bairro são Jorge, Liliane Andrade (42), ficou admirada com a obra. “Moro ali no são Jorge, a gente ficava no sol na parada lá em baixo, essa estação ficou muito bonita, todos podem entrar, até quem é cadeirante pode subir aqui pelo elevador ou pelas rampas, sempre tem alguém aqui ou ali orientando, o pessoal da guarda municipal também estão sempre por aqui, a gente se sente mais segura e protegida do sol da chuva. Manaus precisava de obra assim”, ressaltou.
Para a mobilidade urbana a prefeitura de Manaus pretende construir também, os complexos viários Ministro Roberto Campos (já entregue e em funcionamento) e Professora Isabel Victória (na avenida Max Teixeira, em frente à entrada do conjunto Manoa), com previsão de entrega para o início de dezembro.
Também estão previstas as reformas dos terminais T3, T4 e T5; a reconstrução do T1 e a construção do T6; além da reforma de 16 Estações de Embarque e Desembarque de Passageiros (Plataformas) ao longo dos corredores oeste e norte da cidade, detalhou o secretário de infraestrutura do município Kelton Aguiar.